Seed promove encontro presencial no final do Programa Formação pela Escola em Aracaju
Na manhã da última quinta-feira, 21, cursistas do Programa Formação pela Escola se reuniram no laboratório de informática do Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos Professor Severino Uchôa, para participar do encontro presencial final, 1ª vinculação, do módulo Fundeb. O encontro foi ministrado pela tutora Luzia Mendonça de Jesus e contou com a presença de cursistas, oriundos das turmas (SE Fundeb 42921 e 42674) dentre esses, membros de conselhos, sindicatos, técnicos de Secretarias de Educação Estadual e Municipal, coordenadores, pedagogos e professores.
A tutora Luiza Mendonça, em sua explanação, enfatizou conceitos sobre cidadania e democracia, frisou informações específicas sobre o Fundeb, o FNDE, o Ministério da Educação (MEC) e a Comissão Intergovernamental e a importância do Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS-Fundeb) para a execução eficiente dessa política pública.
Segundo a coordenadora estadual do Formação pela Escola, professora Márcia Ferreira Santiago Feitosa, “as discussões finais propiciam aos cursistas aguçar, ainda mais, o entendimento frente às necessidades cotidianas, especialmente no tocante ao aspecto educacional, a fim de propor mudanças significativas com o intuito de obter melhorias da qualidade da educação”. “O programa dá ênfase à metodologia de resolução de problemas, sendo que a preocupação básica é oferecer aos cursistas elementos teóricos que permitam detectar problemas, analisá-los e propor soluções”, ressaltou.
Assim sendo, o encontro oportunizou aos partícipes a discussão acerca da experiência vivenciada na trajetória de estudos. Durante a realização do curso, tutor e tutorados são diariamente acompanhados através do ambiente moodle. De acordo com a Multiplicadora Estadual do Programa, professora Paula Patrícia Santos Oliveira, “pode-se constatar o entrosamento dos participantes, tanto nas resoluções dos questionários, como nas interações dos fóruns de discussões e café virtual, construindo um espaço compartilhado de informações, que enriquece o arcabouço teórico-prático destes atores. Enfatiza ainda que tais conhecimentos são primordiais para a efetiva ação do papel fiscalizador que o Programa Formação pela Escola requer.
Na sequência, a tutora explanou sobre os procedimentos a serem seguidos para realizar a autoavaliação no sistema de informação do programa (sife/web), que se constitui em um dos critérios de avaliação do curso.
Segundo a tutora Luzia Mendonça de Jesus o encontro foi muito proveitoso e o módulo Fundeb é atrativo, “pois relata todo histórico do financiamento da educação no Brasil, destacando os pontos positivos e negativos de Fundef e mostrando os avanços com a criação do Fundeb.
O Formação pela Escola
O governo federal, por meio do Ministério da Educação, desenvolve uma diversidade de programas, projetos e ações educacionais de alcance nacional. A legislação atual prevê o compartilhamento das responsabilidades entre União, estados e municípios na área da educação. Ela determina uma dinâmica de funcionamento das ações educacionais e de transferências de recursos, a serem repassados aos estados, Distrito Federal e municípios, para garantir educação de qualidade a todos os brasileiros.
Em Sergipe, o Programa Formação pela Escola matriculou, nesta 1ª vinculação/2013, 474 cursistas, distribuídos entre os cursos Programas de Transporte Escolar, Programas do Livro, Programa Dinheiro Direto na Escola, Controle Social para Conselheiros, Competências Básicas e Fundeb.
- Seed promove encontro presencial no final do Programa Formação pela Escola em Aracaju – Fotos: Ascom/Seed