[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), através da Divisão de Educação Especial (DIEESP), realizará no dia 2 de abril um ciclo de palestras alusivo ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O evento será das 9h às 12h, no Centro de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, com o tema “Conhecendo o Mundo Autista”.
 
Diversas abordagens serão trabalhadas pelos palestrantes, como: Direitos Legais da Pessoa com Autismo Rejeitada, ministrada pela presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Jane Mare Santos da Rocha;  Autismo X Saúde, ministrada pelo pediatra Byron Emanuel de Oliveira Ramos; Possibilidades de Comunicação, pela fonoaudióloga Amanda Fernandes da Silva; e Intervenções Educacionais, pela pedagoga Denise Emília Almeida Santos.
 
O ciclo de palestras tem como público-alvo equipes diretivas e professores, tanto das turmas regulares quanto das salas de recursos, além de toda a comunidade em geral. De acordo com a coordenadora pedagógica da Dieesp, Izabel Cristina Santana Campos, é extremamente relevante trazer o tema para debate.
 
“As pessoas com autismo sempre foram muito relegadas. Quando nós trazemos esse assunto para ser debatido, abrimos portas para desmistificar e mostrar que eles são cidadãos com os mesmos direitos à educação que todos, e podemos efetivar esses direitos garantidos por lei”, afirmou.
 
Autismo
 
Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a síndrome atinge mais de dois milhões de brasileiros, e mais da metade ainda está sem diagnóstico. Em crianças, o autismo é mais comum que o câncer, a Aids e o diabetes.
 
O autismo é um Transtorno Global do Desenvolvimento caracterizado por alterações significativas na comunicação, na interação social e no comportamento da criança e aparecem antes dos três anos de idade.
 
O azul é considerado a cor do autismo, por isso, recomenda-se que no dia 2 de abril todos possam vestir azul ou iluminar algo de azul, a exemplo de monumentos e pontos turísticos, como aconteceu com o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, dentre outros.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.