[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Serviço de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional (Sepin), realizou nesta terça-feira, 22, uma capacitação envolvendo gestores das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e Diretoria de Educação de Aracaju (DEA) com o objetivo de expandir o projeto Procedimentos de Qualidade na Escola (PIQ) junto as unidades de ensino. O evento ocorre no Centro de Qualificação de Pessoal, das 8h às 17h. 

Presente atualmente em 12 unidades escolares da rede estadual, o PIQ tem como finalidade contribuir para a melhoria dos índices que medem a qualidade do ensino nas escolas. “Com essa capacitação, garantimos a expansão e monitoramento do PIQ para mais dez escolas da rede estadual. Esse número de escolas atendidas pelo projeto pode aumentar de acordo com a capacidade técnica e operacional de cada regional de educação”, explicou a professora Leila Zilene, diretora do Sepin.

 A professora Alenice de Oliveira, técnica de Planejamento da DEA, acha fundamental a expansão do PIQ para promover cada vez mais avanços na educação básica. “As escolas que atualmente estão inseridas no PIQ melhoraram muito em termos operacionais. Percebemos um número maior de aprovação, redução na evasão escolar, além do aumento do IDEB da unidade”, revelou a professora.

Eficácia comprovada

Quem também comprova a eficácia do projeto é o professor Anselmo Vieira, coordenador pedagógico da Diretoria Regional de Ensino sediada em Gararu (DRE 7). “O Colégio Estadual Nelson Resende teve melhoras significativas tanto no aspecto organizacional, quanto no aspecto pedagógico. Os professores estão mais estimulados e os alunos participativos. Expandir o PIQ trará bons resultados para a educação no estado como um todo”, disse o professor.

 O professor João Luiz Dória, diretor do Colégio Estadual Manoel Alcino do Nascimento, localizado em Graccho Cardoso, também comprovou a eficácia do projeto em sua escola. “Em relação ao Alcino Nascimento tivemos uma melhora na rotina gerencial e no monitoramento das decisões que trouxeram avanços no aprendizado. Nossos alunos aumentaram suas médias em todas as disciplinas. Com a expansão do projeto poderemos socializar ideais com outros gestores e garantir um ensino ainda com mais qualidade e eficácia”, declarou João Luiz. 

Escolas inseridas no PIQ

 

 

DRE

MUNICÍPIO

ESCOLA

ENDEREÇO

PERÍODO DE REFORMA

/CONSTRUÇÃO

DEA

ARACAJU

C.E. SEM. JOSÉ ALVES DO NASCIMENTO

RUA EUCLIDES DE FIGUEIREDO, S/Nº COQUEIRAL

2009

E.E. VALNIR CHAGAS

RUA ITABAIANA, 313 CENTRO

2009

DRE 1

ESTÂNCIA

C.E. GUMERCINDO BESSA

AV. LOURIVAL BATISTA, 417  CENTRO

– (SEM REFORMA)

DRE 2

SIMÃO DIAS

E.E. JOSÉ CARVALHO DÉDA

PRAÇA LUCILA MACEDO DÉDA, S/Nº

2008

DRE 3

SÃO DOMINGOS

C.E. EMILIANO RIBEIRO

AUTA AUGUSTA DA CUNHA, S/Nº

2010

DRE 4

MARUIM

E.E. ALCIDES PEREIRA

PRAÇA JOÃO RODRIGUES S/N

2008

DRE 5

GRACCHO CARDOSO

E.E. MANOEL ALCINO

PRAÇA DEP. ANTÔNIO TORRES S/Nº – CENTRO

2009

DRE 6

AQUIDABÃ

C.E. FRANCISCO FIGUEIREDO

PRAÇA PAULO BARRETO DE MENEZES, 1001  CENTRO

 (SEM REFORMA)

DRE 7

GARARU

C.E. NELSON RESENDE DE ALBUQUERQUE

POVOADO SÃO MATEUS

2009

DRE 8

NOSSA SENHORA DO SOCORRO

E.E. CEICINHA MELO COSTA

RUA 64 S/N – CONJ. MARCOS FREIRE II

2009

E.E. POETA JOSÉ SAMPAIO

RUA 38 S/N – PARQUE DOS FARÓIS

2010

DRE 9

CANINDÉ DO SÃO FRANCISCO

C.E. DOM JUVÊNCIO DE BRITO

RUA DELFINA FERNANDES DOS SANTOS, 83 – CENTRO

2009

 

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.