[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) promoveu na última segunda-feira, 24, no CQP, a aula inaugural do Módulo Fundeb do Programa Formação pela Escola. Nesse primeiro encontro, os cursistas receberam informações sobre o módulo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O objetivo é disponibilizar informações sobre a concepção e o histórico da política de financiamento da educação pública no Brasil, bem como os objetivos e a forma de execução, detalhando a sua operacionalização e a prestação de contas, sensibilizando os cursistas para a questão da importância do Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS–Fundeb) para a execução eficiente dessa política pública.

Durante o primeiro dia do curso, foram transmitidas aos participantes as informações corretas sobre a utilização do ambiente virtual–plataforma Moodle e Sife/web. “Essa plataforma baseia-se em um princípio de comunicação educativa, que emprega guias didáticos e permite aos cursistas diferentes experiências de comunicação, como o fórum, café virtual, bate-papo etc”, disse a tutora Joquebede dos Santos de Jesus.

A programação contou ainda com a explanação dos conteúdos distribuídos em unidades específicas do Módulo Fundeb, ocasião em que os participantes tiveram a oportunidade de construir painéis, fazendo o comparativo de informações acerca do Fundef/Fundeb.

Dinâmico

“Este encontro foi fundamental para nos apropriarmos da dinâmica do curso”, disse a cursista Aurea Sergia da Silva Oliveira. “Foi legal, dinâmica, interativa, e acolhedora a interação vivenciada no encontro”, explicou a cursista Noirette Rocha de Souza.

“Por meio da aplicabilidade da dinâmica, os cursistas e tutor rompem com o possível isolamento e se introduz na perspectiva de interagir com os participantes dos diversos segmentos envolvidos no curso”, destacou a professora Márcia Ferreira Santiago Feitosa, coordenadora estadual do Programa Formação pela Escola.

“O programa tem buscado orientar a equipe gestora das unidades escolares, bem como a comunidade civil para que todos possam exercer sua cidadania com respeito e dignidade, conhecendo assim os programas do FNDE”, informou Paulo Sérgio Gomes Lima, técnico da Gerência de Ensino e Aprendizagem-GEA/Asplan.

Para finalizar, os cursistas realizaram através do registro escrito a avaliação do encontro. Na concepção do cursista Anderson de Araújo Reis, técnico da Divisão de Educação Especial–DIEESP, “o momento foi oportuno para conhecer o gerenciamento dos recursos da educação”.

Sergipe no FormAção pela Escola

Instituído em Sergipe a partir de 2008, o Programa FormAção pela Escola alcança 57 municípios e realiza encontros presenciais dos cursos em cumprimento ao estabelecido no Projeto-Base. Nesta 5ª vinculação/2012, foram abertas 25 turmas, distribuídas em todo o estado, com o total de 734 cursistas matriculados nos diversos cursos oferecidos pelo programa, como: Competências Básicas, Programa Dinheiro Direto na Escola¬¬ – PDDE, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb, Programas do Livro–Pli, Programa Nacional de Alimentação Escolar–PNAE e Programa de Transporte Escolar–PTE.

A finalização dos cursos ocorrerá no final do mês de outubro com a entrega do trabalho final pelo cursista, que é requisito obrigatório para sua aprovação.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.