[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) vai participar neste sábado, 3, da programação pela passagem do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, promovido pelo Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência.  O objetivo é possibilitar ações de cidadania e de sensibilização da sociedade em relação às pessoas com deficiência e seus cuidadores. O evento ocorrerá no Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto e terá início às 8h, seguindo as atividades até as 17h.

Depois do acolhimento, será montada uma mesa com os Conselhos de Direitos da Pessoa com Deficiência, Ministérios Públicos, Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Cidadania, Secretaria de Inclusão Assistência e Desenvolvimento Social, dentre outros convidados. Em seguida, será feita uma apresentação artística cujo tema será  “anos 60”.

A programação também contará com a apresentação do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem limite, que será feita por Jane Mare Santos da Rocha, vice- presidente do CEDPcD/SE. Além disso, haverá um debate entre expositores, debatedores e relatores de experiências sobre a inclusão plena, sob a coordenação do Dr. Byron Emanuel de Oliveira Ramos .

O plano nacional dos direitos da pessoa com deficiência

O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi lançado em 17 de novembro de 2011 e é coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Este plano envolverá em sua execução 15 ministérios.
Diversas ações estratégicas em educação, saúde, inclusão social e acessibilidade terão um investimento de R$ 7,6 bilhões até 2014 para garantir a autonomia de pessoas com deficiência, as quais, de acordo com o censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  (IBGE), chegam a 45,6 milhões de brasileiros, o que representa 23,91%  da população com algum tipo de deficiência.

O programa tem orçamento de R$ 7,6 bilhões até 2014 e será executado em conjunto por 15 ministérios, sob a coordenação da ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.