Seed inicia oficina do Rádio Educ-Se para alunos de Aracaju e Pirambu
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) deu início nesta terça-feira, 18, à Oficina do Rádio Educ-Se para alunos e professores do Colégio Estadual Governador Valadares, situado na rua General Joaquim Inácio, 2, bairro 18 do Forte, na capital. A oficina terá uma carga horária de 20h, na modalidade presencial.
O curso propõe-se a capacitar os professores para a utilização da linguagem radiofônica como ferramenta educativa numa perspectiva de compartilhar produções acadêmicas e favorecer o intercâmbio de experiências e conhecimentos historicamente construídos e socializados na escola.
Maria Rozinete da Rocha, coordenadora do Programa Rádio Educ-Se do Núcleo de Tecnologia Educacional do Departamento de Educação de Aracaju (NTE/DEA), afirmou que é de fundamental importância trabalhar a linguagem radiofônica como instrumento educativo, objetivando o desenvolvimento do protagonismo infanto-juvenil dentro da realidade local.
“Serão elaborados roteiros radiofônicos voltados para o Programa Saúde e Prevenção na Escola (SPE). Na oportunidade, os alunos aprenderão a usar o programa que edita e grava voz, o Audacity, e também aprenderão a utilizar o programa Zara Rádio, que gerencia uma Rádio”, disse Maria Rozinete.
Pirambu
A Seed também iniciou nesta terça-feira a mesma capacitação para os alunos do Colégio Estadual Amaral Lemos, em Pirambu. Eles serão preparados para ser monitores da Rádio Escola. A iniciativa, que acontece na sede do colégio, será coordenada pelo Departamento de Tecnologia Educacional (DTE), através do Programa Rádio Educ-Se.
A oficina acontece no período de 18 a 20 de maio de 2010, no Laboratório de Tecnologia Educacional (LTE) do Colégio Estadual Amaral Lemos. Serão 20 horas de capacitação na modalidade presencial. “Nesta capacitação, os alunos também aprenderão a utilizar os mesmos programas: Audacity e Zara Rádio”, comenta Soray Brito Dantas Sobral, coordenadora estadual do Programa Rádio Educação de Sergipe.
Para a técnica pedagógica, Adriana Santos de Jesus Meneses, “a Rádio Escola dará aos alunos condições de discutir e refletir sobre problemas relativos à escola e à comunidade local.