Seed implanta sistema para acompanhar alunos com necessidades especiais
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) colocará em funcionamento no próximo dia 15 de junho o Sistema de Acompanhamento de Alunos com Necessidade Especiais (Saane). O novo sistema, interligado ao Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), vai proporcionar um monitoramento mais rápido e eficaz aos alunos da rede pública estadual, com necessidades educacionais especiais, cadastrados pelo Centro de Referência em Educação Especial (Creese).
De acordo com o diretor da Codin, José Everton Siqueira, a iniciativa partiu de uma necessidade de se criar um banco de dados que facilitasse o trabalho dos profissionais do Creese. “Agora os psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, assistentes sociais e técnicos envolvidos nos serviços prestados por esse centro poderão fazer um acompanhamento mais detalhado e eficiente de todo aluno atendido”, disse José Everton.
Idealizado pelo analista da Coordenação de Informática da Secretaria da Educação (Codin), Igor Gonçalves, o Sistema de Acompanhamento criará um código individualizado para consulta de todo aluno cadastrado. “O aluno com necessidade especial, além de ter o número de matrícula, terá também um número de prontuário que servirá como código de controle para exibir todo o histórico dele, desde o diagnóstico médico até o encaminhamento para a escola”, explicou.
Treinamento
Para instruir os profissionais do Centro de Referência em Educação Especial com as informações necessárias para o funcionamento do Saane, a Seed promoveu um treinamento na última sexta-feira, 5. O analista Igor Gonçalves, responsável pela capacitação, ressaltou que, além desse treinamento, a Codin estará acompanhando toda a implantação do sistema na sede do Centro de Referência. “Vamos orientar os profissionais para que eles possam utilizar o recurso com precisão”, informou.
Na ocasião, o psicólogo Pedro César do Prado ressaltou a importância da implantação do novo sistema. Profissional da área responsável pela avaliação dos alunos juntos aos fonoaudiólogos e psicopedagogos, Pedro disse que o Saane dará um novo ritmo ao trabalho realizado no Centro de Referência.
“Ao longo da semana, quando vários atendimentos são realizados pela equipe, as anotações são realizadas de forma manual, o que dificulta a atualização dos dados e a conservação do documento”, ressaltou. Ele disse ainda que o novo mecanismo possibilitará um conhecimento melhor dos trabalhos internos realizados.
Sueli Bispo da Costa, psicopedagoga, acrescentou que o sistema de acompanhamento contribuirá com a metodologia aplicada pelos profissionais de todas as áreas. “Através desse sistema poderemos identificar se o aluno atendido por nós ainda se encontra matriculado na escola que encaminhamos e, assim, observar se houve evolução no seu comportamento”, disse.
Com a missão de realizar a anamnese, entrevista feita durante o acolhimento do aluno para obter informações sobre o histórico familiar do estudante, a assistente social Maria de Lourdes Meneses comemorou a implantação do Saane. “A partir de agora vamos poder verificar no computador dados referentes ao cadastro, a avaliação e à evolução do aluno na escola”, descreveu Maria de Lourdes.
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