SEED implanta ensino em turno integral no bairro Santa Maria
A Secretaria de Estado da Educação (SEED) implementou o ensino em turno integral no Centro Educacional Vitória de Santa Maria. O lançamento aconteceu no pátio da escola na noite da última terça-feira, 20, durante o Encontro de Sensibilização, e reuniu professores, equipe diretiva, pais, alunos e membros da comunidade do bairro Santa Maria. Inicialmente serão disponibilizadas 250 vagas para a 1ª série do Ensino Médio. O projeto prevê ainda a construção de 16 salas de aula, além de auditório e laboratórios.
Segundo a professora Marilene da Cruz Nascimento, diretora da Divisão de Ensino Médio da SEED, o turno integral possibilitará ao aluno um maior rendimento e, sobretudo, uma valorização de suas potencialidades. “Nosso foco é despertar cada vez mais o interesse do jovem pelos estudos e proporcionar seu crescimento profissional. Essa iniciativa do Governo de Sergipe vem resgatar a dignidade do aluno da escola pública e capacitá-lo para o mercado de trabalho dando um maior suporte para a aprovação tanto no vestibular quanto em concursos públicos”, afirmou a professora.
Além das aulas convencionais, o estudante poderá participar de oficinas de informática, aulas de inglês, de artes, participar de práticas esportivas/ recreativas e reforçar conteúdos de todas as disciplinas da grade curricular. “Essa iniciativa é um estímulo para o aluno, que sairá daqui mais preparado para prestar o vestibular e capaz de transformar uma realidade através do conhecimento”, disse o diretor da escola, professor José dos Santos Junior.
O secretário geral do Ministério Público de Sergipe, promotor Orlando Rochadel Moreira, esteve presente no evento e comentou. “O aluno ocupará seu tempo estudando, praticando esporte, fará uma refeição saudável. A soma desses fatores aumenta a auto-estima e possibilita um futuro melhor para o indivíduo. Por isso, se depender do Ministério Público, esse projeto será implantado em outras escolas públicas do estado, principalmente naquelas situadas em bairros carentes”, ressaltou o promotor.
Já o promotor dos direitos à educação, Luiz Fausto Valois, acredita que ações como essas trazem novas oportunidades aos moradores do bairro. “Essa iniciativa é a garantia de um futuro melhor para o jovem do bairro Santa Maria, que ocupará parte do tempo estudando e se preparando para a inclusão e inserção no mercado de trabalho”,
Garantia de sucesso
A dona de casa Marilena Andrade ficou muito feliz com o turno integral. Ela tem dois filhos que estudam na escola e tem certeza que agora eles se dedicarão ainda mais aos estudos. “Achei maravilhoso. É uma maneira de tirar os meninos da rua e o auxiliar nos estudos. Para mim isso é uma garantia de sucesso e esperança em um futuro melhor”.
Aprovada no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a estudante Crislaine de Oliveira Paz sabe disso. “O aluno muitas vezes não tem condições de estudar sozinho em casa. Já na escola, com o apoio dos professores e dos colegas, estudar se torna mais prazeroso. Espero ver mais colegas cursando uma faculdade”, concluiu a aluna.
Aprovados no vestibular
O Centro Educacional Vitória de Santa Maria aprovou 28 alunos que participaram do Pré-Universitário no vestibular 2009, sendo 25 em faculdades particulares e 3 na Universidade Federal de Sergipe. “Essa vitória é fruto de muita dedicação e esforço dos professores e alunos da comunidade. Com a implementação do turno integral , tenho certeza de que esse número vai aumentar, pois acreditamos na potencialidades dos alunos do bairro Santa Maria”, afirmou o professor Davi Vieira Santos, coordenador do Pré-Universitário do Pólo Santa Maria.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]