[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O auditório Professora Maria Hermínia Caldas, localizado na sede do Complexo Administrativo da Secretaria de Estado da Educação (Seed), estava lotado na manhã desta sexta-feira, 27, durante a solenidade de posse de 135 novos diretores correspondente ao resultado dos Processos Seletivo e Consultivo para escolha de Diretores das unidades de Ensino da Rede Pública Estadual, circunscritas à Diretoria de Educação de Aracaju, à Diretoria Regional de Educação 04, 05 e 08.
 
Na oportunidade, foram entregues certificados aos professores que participaram e concluíram com êxito o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Escolar, item integrante no Processo Seletivo e Consultivo para escola dos diretores.
 
O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, destacou a importância do Curso de Aperfeiçoamento para o crescimento dos profissionais que trabalham nas unidades de ensino. “Este é o primeiro passo para a concretização maior para toda a categoria do magistério, a fim de que tenhamos a tão sonhada Gestão Democrática. Nós estamos começando inicialmente com o Curso de Aperfeiçoamento e a escolha dos diretores destas por parte da comunidade escolar”, disse.
 
O secretário disse também que futuramente o processo de escolha dos novos diretores será ampliado para outras Diretorias Regionais, objetivando melhorar o sistema e proporcionar oportunidade para todos que queiram galgar a gestão escolar. “A educação é prioridade do Governo do Estado. Já investimos nos últimos meses mais de R$ 105 milhões com reformas e construção de novas escolas. Para o final de 2014, a nossa meta é alcançarmos R$ 170 milhões”, disse.
 
A secretaria Adjunta, Hortência Maria Pereira de Araújo, também destacou os esforços da Seed no sentido de colocar em prática a Gestão Democrática. “O fato de ser escolhido pela própria comunidade faz com que o diretor tenha maior compromisso e responsabilidade com a comunidade escolar”, ressaltou.
 
Segundo Jânio Carvalho Batista, presidente da Comissão que realizou o Processo Seletivo foi uma grande conquista para o magistério. “Tivemos pouco tempo para realizar todo processo, mas apesar disso, tudo transcorreu da melhor forma, com adesão dos professores que participaram do processo” salientou.   
 
A Diretora da Regional de Aracaju, Nádia Maria Cardoso, foi a representante para falar em nome das diretorias regionais. Nádia destacou o comprometimento dos professores envolvidos. “Vocês são importantes nesse processo educacional, sempre na busca por uma educação de qualidade, onde o aluno é o foco principal das nossas ações”, disse.
 
A homologação do Processo Seletivo e Consultivo de escolha do Diretor Escolar já está disponível através do endereço eletrônico www.seed.se.gov.br/concursos-selecoes.asp.
 
Diretores
 
Vicente Fiscina Neto, novo diretor do Colégio Estadual Professor Fernando Azevedo, localizado no município de Nossa Senhora das Dores, estava feliz por mais uma conquista. “Sei que tenho uma grande missão pela frente. Conheço a realidade da instituição como professor e agora vou estar do outro lado como gestor. Espero corresponder às expectativas da comunidade escolar que me escolheu no processo consultivo”, declarou.
 
Já Andressa Andrade, vai dirigir novamente a Escolha Estadual Professor Antônio Fontes Freitas, localizado no município de Nossa Senhora do Socorro. “Estou muito feliz pelo curso de aperfeiçoamento e principalmente porque a minha comunidade escolar mostrou através do processo consultivo que o meu trabalho está sendo aprovado à frente da escola”, relatou.
 
Curso de Aperfeiçoamento e Processo Consultivo
 
O Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Escolar teve a finalidade de promover a formação do candidato em um conjunto de conhecimentos e competências profissionais relacionadas à gestão das unidades de ensino. O curso teve duração de 80 horas, sendo 60 presenciais e 20 a distância.
 
Os participantes foram avaliados por meio de frequência, atividades e/ou testes de conhecimentos e competências, e elaboração individual do Plano de Gestão para o período referente ao mandato pretendido. Para ser aprovado, foi exigida uma frequência de 80%, média mínima de 6,0 e nota mínima de 6,0.
 
Com a aprovação no curso, o profissional se tornou apto a concorrer ao cargo de diretor. Já o processo consultivo para a escolha do candidato para a função de confiança de diretor escolar contou com a participação da comunidade escolar formada por estudantes matriculados na escola e com frequência comprovada, pais ou responsáveis, professores e pedagogos e demais servidores públicos integrantes do quadro da rede pública estadual, em efetivo exercício nas escolas.
 
Presenças
 
Estiveram presentes durante a solenidade, o deputado Federal Márcio Macedo, o deputado estadual Garibalde Mendonça, a representante do Tribunal de Contas do Estado, Patrícia Souza , o prefeito de Própriá, José Américo, além de assessores e coordenadores da Seed.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.