[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), através da Divisão de Tecnologia de Ensino (Dite), promoveu na manhã desta quinta-feira, 2, o IV Encontro de Educação Patrimonial do Programa TV Escola. O evento é desenvolvido pelo TV Escola em Sergipe, visando fomentar a instauração desse conteúdo no ambiente escolar. Com o tema ‘Educação Patrimonial no Currículo Escolar: Possibilidades e Desafios’, o encontro foi realizado no Palácio-Museu Olímpio Campos.

Na ocasião, professores de escolas estaduais puderam assistir a palestras e apresentações de trabalhos sobre o assunto. De acordo com a técnica da Dite, Isabel Maria Santos, o objetivo é despertar o interesse e tentar implantar a educação patrimonial no currículo escolar. Durante o encontro foram expostos os trabalhos que professores desenvolveram com os alunos nas escolas da rede pública de ensino.

A abertura do evento contou com a apresentação da banda dos alunos do Colégio Estadual Barão de Mauá, que desfilou pela praça Olímpio Campos em direção ao Palácio-Museu.

Atividades

Após a abertura, houve uma apresentação cultural, com a encenação do artista César, que dramatizou uma cena com o título ‘A morte do matador’. Logo em seguida teve início uma mesa-redonda, com a participação da superintendente do Instituto do Patrimônio Cultural e Artístico Nacional/IPHAN, Terezinha Oliva, e das professoras Izaura Júlia e Elissandra Santos.

A palestrante Terezinha Oliva falou sobre a importância do tema para a educação. “A Educação Patrimonial pode estar inserida em todas as disciplinas. É algo imprescindível, pois se trata de uma reflexão sobre a memória e a cidadania”, afirmou.

A mesma opinião foi compartilhada pela técnica do TV Escola, Patrícia Floresta de Oliveira. “O TV Escola promove esse evento desde 2006, em parceria com o IPHAN, na tentativa de divulgar a preocupação com o patrimônio material e imaterial de Sergipe. O intuito é divulgar e tentar incluir no currículo escolar”, disse.

Vídeos

Outra atividade do encontro foi a exibição de vídeos sobre a temática da educação patrimonial, produzidos pelos professores juntamente com os alunos. O professor Everton Nascimento exibiu o vídeo ‘Bordado em Aquidabã’, com alunos do Colégio Estadual Francisco Figueiredo. “Esse trabalho foi feito para os estudantes tomarem consciência de que na cidade deles há pessoas que trabalham com artesanato, e muitas vezes não são valorizadas”, explicou.

Foram apresentados também os vídeos: ‘Patrimônio Natural Parque dos Falcões’, produzido por Maria Aparecida Lima e Patrícia Celestino (DRE 3); ‘Nossa Banda, Nosso Orgulho’, de autoria do professor Antônio Martins Bezerra (DEA), e ‘Ponte do Bomfim: Passado e Presente’, produzido por Dayse Quintela e Nilma do Amor (DRE 1).

Educação Patrimonial

O TV Escola em Sergipe desenvolve um trabalho com a Educação Patrimonial, capacitando professores. Desde 2007 a divulgação desses resultados vem acontecendo através de encontros estaduais, como iniciativa da Divisão de Tecnologia de Ensino/TV Escola, em parceria com as Diretorias Regionais de Educação/Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) e o Instituto do Patrimônio Cultural e Artístico Nacional/IPHAN.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.