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Durante esta segunda-feira, 26, administradores locais das Diretorias Regionais (DRE) da Secretaria de Estado da Educação (Seed) foram capacitados no sistema e-Doc, uma nova ferramenta de tramitação de documentos eletrônicos adotada pelo Governo do Estado em 1º de outubro de 2009, a partir do decreto 26.510.

A capacitação foi conduzida por instrutores da Secretaria Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). O objetivo é que os participantes se tornem disseminadores das informações para o corpo diretivo das escolas. A previsão é que toda a Seed tenha implantado o e-Doc até o dia 30 de agosto.

Para o técnico da Coordenadoria de Informática (Codin) da Seed, Joelson Soares de Jesus, o sistema trará avanços à administração pública. “O e-Doc visa agilizar o trâmite de documentos, proporcionar transparência, economia e rapidez. Como a tramitação ainda é feita de forma presencial, os diretores precisam se deslocar de seus municípios para levar uma documentação até sua DRE. Mas o e-Doc mudará essa realidade, e tudo será feito de forma eletrônica. Essa mudança representa ganhos sem precedentes”, declarou Joelson de Jesus.

Ainda de acordo com o técnico, o novo sistema tem apoio dos diretores das escolas. “Fizemos uma reunião com eles e todos vibraram com essa ideia. O e-Doc teve apoio unânime”, disse, ressaltando o suporte da Codin, por meio do diretor Everton Siqueira. “Ele não mede esforços para viabilizar esse novo sistema em toda a rede da Educação”, garante.

Segundo o administrador local da DRE 2 em Lagarto, Marcelo Mesquita, a diretoria já trabalha com o e-Doc. “Nossa expectativa é expandir essa ferramenta às 53 escolas que formam a DRE 2. Sem dúvidas é um excelente sistema que vai evitar, por exemplo, que algum servidor de uma escola em Poço Verde se desloque até o município de Lagarto para encaminhar uma documentação. Será muito importante, pois além da rapidez e segurança, vai proporcionar economia de papel e gasolina”, destacou Mesquita.
 
Sistema e-Doc

Baseado no processo de gestão, o e-Doc Sergipe consiste em um sistema que abrange de forma organizada e sistematizada, as atividades de elaboração, edição, digitalização, tramitação e gerenciamento de documentos e processos em meio eletrônico. Instituído pelo decreto estadual nº 26.510/2009, o sistema alcança todos os órgãos e secretarias que compõem a Administração Pública Estadual, garantindo mais celeridade nos processos.

Entre os recursos tecnológicos utilizados para a implantação do e-DOC, está a Solução de Gerenciamento Eletrônico de Documentos – GED, hospedada no Data Center da Emgetis.

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