[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) e a Comissão Organizadora Estadual de Sergipe (COE) realizarão nos dias 29 e 30 de outubro a 2ª Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Esta é a 4ª etapa preparatória da IV Conferência Nacional infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). O objetivo é selecionar a delegação estadual composta por 23 alunos delegados que representarão o estado de Sergipe na IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), no período de 23 a 29 de novembro deste ano.
 
O evento contará com a participação do coordenador substituto do Ministério da Educação da Secretaria de Educação Continuada, da Diversidade e Inclusão (Secadi), Rodrigo de Oliveira Júnior, que proferirá a palestra sobre “Sala Verde e Escola Sustentável”.
 
No dia 29, o evento será realizado no auditório da Secretaria de Estado, Assistência Social, Desenvolvimento e Inclusão (Seids) e destinado apenas para o eixo temático “terra”. Já no dia 30, será na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, destinado aos eixos água, fogo e ar.
 
De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental da Seed, Maria da Conceição Silva Cruz, este ano o evento trará um caráter inovador. Serão selecionados quatro produtos de educomunicação de cada eixo (ar, água, terra e fogo). “Para tanto, o delegado apresentará o projeto, em até 12 minutos, sendo cinco minutos para o projeto de ação de meio ambiente e sete minutos para o produto de educomunicação. Dos quatro melhores produtos, o MEC vai oportunizar aos professores orientados acompanhar os seus alunos, na culminância do evento, em Brasília”, explicou.
 
Projetos
 
Participarão do evento aproximadamente 200 pessoas, entre alunos, professores, coordenadores pedagógicos e de educação ambiental das redes estadual, municipal e particular de ensino. Serão apresentados 53 projetos, sendo 26 do eixo temático terra, 14 do eixo água, cinco do eixo ar, cinco do tema fogo, além das três vagas asseguradas das comunidades tradicionais: Colégio Indígena Estadual Dom José Brandão de Castro, Colégio Estadual Quilombola 27 de Maio (município de Porto da Folha) e Escola Municipal Zumbi dos Palmares, localizada no município Poço Redondo, área de assentamento rural Projeto Jacaré Curituba.
 
O tema desta quarta edição é “Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas Sustentáveis”. Para Conceição Silva Cruz, coordenadora de Educação Ambiental, do Departamento de Educação da Seed, é de grande importância debater esse tema. “É de grande relevância, uma vez que insere o debate da sustentabilidade no seio das unidades escolares, enfatiza as questões socioambientais e permite que a comunidade escolar repense a questão da mobilidade, da acessibilidade, da conservação do patrimônio e da geração dos seus resíduos sólidos. Por outro lado, percebemos que outras temáticas poderiam ser trabalhadas, a exemplo da questão da violência, do bullying, na perspectiva da promoção dos direitos humanos e cidadania”, afirmou.
 
Programação
 
O encontro, que será destinado a professores e alunos, será aberto no dia 29, às 9h30, pela coordenadora de Educação Ambiental, Maria da Conceição Silva Cruz. Logo em seguida haverá uma apresentação da deputada mirim do Mercosul, Camila de Jesus Oliveira. Às 9h45 será realizada uma dinâmica com o tema “A Escola Sustentável em Sergipe e no Brasil: Eu, Você e o Meio Ambiente”.
 
Às 10h, será realizada a apresentação dos membros da Comissão Organizadora Estadual (COE). Logo em seguida, haverá a apresentação da representante do Ministério de Educação, Rodrigo Oliveira Junior.
 
Às 10h25, a coordenadora de Educação Ambiental fará uma explanação dos critérios estabelecidos para selecionar os projetos. Logo em seguida acontecerá mais um debate e a exibição do filme “A Escola Sustentável – Salto para o Futuro”. Às 12h40, serão dadas orientações sobre a Documentação da Delegação Estadual da IV Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente.
 
Para os alunos, a partir das 10h30, a programação contará com a apresentação dos delegados para explanar os projetos de ação de meio ambiente, por eixo temático. No primeiro dia serão os projetos do eixo terra, e no segundo dia, os projetos dos eixos água, fogo e ar.

Às 12h30, acontecerá uma plenária, e a partir das 12h40, orientações sobre a Documentação da Delegação Estadual da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.