[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), através do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) da Divisão de Educação Especial (Dieesp), realizou na manhã desta quarta-feira, 27, o sétimo módulo do curso Tecendo Saberes. O curso foi realizado em três salas do Centro de Qualificação Profissional (CQP) e tem como público-alvo os professores que atendem aos alunos nas salas de recursos.
 
De acordo com a coordenadora pedagógica, Isabel Cristina, 120 cursistas de todas as diretorias regionais de educação estão participando. “Fazemos uma metodologia dinâmica que mostra que estamos no caminho certo para uma educação verdadeiramente inclusiva. O sucesso desse projeto se mostra na frequência dos cursistas”, comemorou Isabel.
 
O curso está sendo desenvolvido ao longo do ano, e a cada módulo é trabalhada uma deficiência específica. Neste sétimo módulo, os cursistas estão aprendendo sobre as altas habilidades e superdotação. Ainda de acordo com Isabel Cristina, o estado de Sergipe foi contemplado pelo Ministério da Educação (MEC) com 102 salas de recursos.
 
A coordenadora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Luciene Santos, falou sobre a importância da capacitação. “Prepara os professores para atender aos alunos com qualquer tipo de deficiência, através de um trabalho que alia a teoria à prática”, informou.
 
Educação inclusiva

 
Os participantes também aprovaram a realização do curso. “Dá suporte pedagógico para que o aluno seja incluído de forma participativa no processo educacional. Eu almejo que o processo inclusivo em Sergipe se torne algo real e significativo”, disse Maria Cláudia de Jesus Silva, que ensina na Escola Estadual Senador Leite Neto.
 
Já Valdite Vasconcelos de Almeida, da Escola Estadual Poeta Garcia Rosa, também se mostrou satisfeita com a capacitação. “Vejo como uma forma de fazer um trabalho diferenciado com essas crianças que antes não tinham oportunidade”, contou. A cursista Sinderela Silva Melo, da Escola Estadual Delmiro de Miranda Brito, em Canindé, afirmou que o curso fornece aos professores o conhecimento de como trabalhar melhor com os alunos atendidos nas salas de recursos.
 
O cursista Osmário Figueiredo, da Escola Estadual Senador Leite Neto, explicou a importância da capacitação. “As políticas públicas nacionais contemplam a preparação do corpo docente que atende a esse público. Sem esse curso não poderíamos ofertar essa educação inclusiva em muitos municípios sergipanos. É essa capacitação que está nos tornando mais qualificados”, argumentou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.