[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A secretaria de Estado da Educação (Seed) promoveu na manhã desta quinta-feira, 28, no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional José de Figueiredo Barreto, uma reunião com empresários de diversos segmentos para apresentar o Programa de Mobilização Social pela Educação. Segundo a coordenadora do programa em Sergipe, Graça Lourdes Lira Vieira Barreto, a reunião tem como objetivo mobilizar a todos em prol da melhoria da qualidade da educação.

“Nós precisamos atrair as famílias para dentro das escolas, a fim de que acompanhem as atividades desenvolvidas pelos alunos. Para isso, é necessário envolver vários segmentos da sociedade, principalmente as empresas, através de seus funcionários. Nosso objetivo hoje é conquistar parcerias para que os nossos empresários se sensibilizem”, disse a coordenadora.

A assessora especial do Ministério da Educação e coordenadora nacional do programa, Linda Goulart, fez a apresentação aos empresários, ressaltando que a iniciativa do governo federal já é desenvolvida em vários municípios de diversos estados. “Estou com uma expectativa muito boa para Sergipe, pois estamos vendo uma intenção muito forte das diversas secretarias e as empresas em se articularem nesse sentido. Além disso, consideramos que as empresas têm uma grande capacidade de mobilizar os seus funcionários e mostrar a importância da educação, bem como influenciar as comunidades em torno de suas unidades e os poderes públicos locais”, afirmou.

Mobilização

Os empresários e representantes de empresas ressaltaram a importância da mobilização pela educação. O gerente de pesquisa e desenvolvimento do Instituto Votorantim, Rafael Gioipelli, exibiu um documentário que foi resultado do trabalho ‘Parceria Votorantim Pela Educação: A Educação Como Prioridade’. O vídeo mostra como esse programa se desenvolveu em diversos municípios brasileiros.

“A mobilização traz um elemento fundamental para a qualidade da educação. Durante muito tempo, a grande preocupação era a oferta da educação com mais qualidade. Hoje entendemos que é importante qualificar a demanda, pois a pessoa que recebe a educação precisa conhecer e exigir os seus direitos”, explicou o gerente de pesquisa.

A representante da Construtora Cosil, Karla Lima de Almeida, falou sobre a necessidade de as empresas participarem do programa. “É muito importante que todas as empresas cumpram sua parte social, tanto no estado quanto no município, em relação à educação e sustentabilidade”, comentou Karla.

A mesma opinião foi compartilhada pela representante do Instituto Luciano Barreto Júnior, Jacilene Andrade. “Acho que é de extrema necessidade esse projeto, pois visa despertar a importância da educação e estimular os alunos a estarem na escola”, afirmou Jacilene.

Programação

Durante o turno da tarde, haverá outro encontro, desta vez com a presença de representantes das secretarias de Estado da Educação (Seed), da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides) e da Saúde (SES); prefeitos; secretarias Municipais de Educação, de Saúde e da Ação Social de Aracaju; do Ministério Público do Estado de Sergipe; da Assembleia Legislativa; da Câmara de Vereadores; da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); dos Conselhos Estadual e Municipal de Educação; do Conselho Tutelar; assim como dirigentes de órgãos públicos, das igrejas, empresas e de ONGs, diretores, coordenadores e técnicos da Seed.

Oficina

Na manhã de sexta-feira, 29, também no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional José de Figueiredo Barreto, os técnicos e gestores participarão de uma oficina de trabalho para a Mobilização Social pela Educação. Na ocasião, os participantes conhecerão o Plano de Metas e Diretrizes do Programa de Mobilização Social pela Educação e Temáticas prioritárias.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.