Seed apresenta a técnicos pedagógicos o Programa de Incentivo à Leitura e à Escrita
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou na manhã desta segunda feira, 18, no auditório do complexo administrativo, a apresentação do Programa de Incentivo à Leitura e à Escrita aos diretores setoriais e técnicos pedagógicos das diretorias regionais de educação. O programa visa articular todas as ações de leitura e produção de texto já desenvolvidas em escolas da rede estadual de ensino com a finalidade de se alcançar um resultado ainda mais satisfatório e eficaz.
A professora Izabel Ladeira, diretora do Departamento de Educação da Seed (DED/Seed), abriu os trabalhos informando que esse é o primeiro programa de estímulo à leitura que visa mobilizar todas as ações já existentes. “Nesse encontro vamos explicar detalhadamente os objetivos do Programa de Incentivo à Leitura e à Escrita que deve ser lançando ainda no mês de março. Além de informar, queremos ouvir os educadores, pois estamos abertos a sugestões que possam fazer desse programa uma forma eficaz de estimular o aluno a ler e escrever melhor a fim de alcançar êxitos em avaliações como a Prova Brasil e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, explicou Isabel Ladeira.
A professora Mary Jane da Silva, chefe do ensino fundamental da Seed, deu continuidade aos trabalhos explicando que o Programa de Incentivo à Leitura e à Escrita se trata de um conjunto de ações que envolvem organização e gestão dos acervos das escolas e assessoramento e formação continuada aos docentes. “Além de incentivar à leitura e à produção de texto, tanto escrito, quanto oral, em todas as áreas do conhecimento, o programa visa também mobilizar equipe diretiva e professores a criarem em suas escolas um ambiente que favoreça o aprendizado significativo da leitura e da escrita”, declarou a professora.
Fortalecimento
Os professores acharam importante essa iniciativa da Seed que visa fortalecer todos os projetos de leitura já existentes, como destacou a professora Andréa Brazil, coordenadora do ensino fundamental da Diretoria Regional de Educação das escolas da Grande Aracaju (DRE 8). “Pelo que percebi o Programa de Incentivo à Leitura e à Escrita da Seed vai fortalecer ainda mais o projeto Lê pra quê? Pra que lê? que já desenvolvemos há cinco anos em todas as escolas da DRE 8, oferecendo aos professores palestras e oficinas, tendo como meta o ensino-aprendizagem do aluno”, informou Andréa Brazil.
Quem também aprovou o programa foi a professora Lílian Ramos, coordenadora dos programas de livros e biblioteca nas escolas da Divisão de Apoio ao Sistema Educacional (DASE). “Esse programa vem corroborar com todos os projetos e ações que a Seed vem desenvolvendo nos últimos anos. Estimular o aluno a ler e escrever é mais necessário que nunca, pois além de ser primordial para o exercício da cidadania, é maneira de garantir o êxito desses estudantes no Exame Nacional do Exame Médio (Enem) que hoje é a porta de entrada do aluno para a Universidade Federal de Sergipe e outras instituições de ensino superior do país”, declarou a coordenadora.
- Seed apresenta a técnicos pedagógicos o Programa de Incentivo à Leitura e à Escrita – A professora Andréa Brazil