Sedurb e Semarh discutem Gestão Integradas de Águas Urbanas de Aracaju e Região Metropolitana
Na manhã da última quinta-feira, 13, a Secretária de Estado do Desenvolvimento Urbano, Lúcia Falcón, e os diretores da Sedurb receberam o Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes.
O motivo da visita, que também contou com a presença do Superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Ailton Francisco da Rocha, foi a apresentação do projeto de ‘Gestão Integradas das Águas Urbanas de Aracaju e Região Metropolitana’, desenvolvido pela Semarh e apresentado recentemente em São Paulo no Workshop Internacional Gestão Integrada de Águas Urbanas.
De acordo com Genival Nunes, o objetivo do projeto é preparar a capital sergipana com uma estratégia integrada para a gestão das águas urbanas mitigando os impactos existentes. “Durante o Workshop, Aracaju foi escolhida pelo Banco Mundial juntamente com outras duas cidades da América Latina para desenvolverem um projeto piloto cujo propósito é criar ações integradas para dar solução aos principais problemas relacionados com as águas urbanas, a fim de que tenhamos futuramente um desenvolvimento equilibrado e sustentado”, declarou.
O secretário disse ainda que todo o programa foi elaborado através de levantamentos minuciosos realizados na capital e nas cidades de Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão. “Foi constatado pelos técnicos que, tanto Aracaju quanto estas cidades que compõem a Região Metropolitana, sofrem de um problema crônico no que se refere à gestão de águas urbanas e saneamento básico. A sustentabilidade da Região Metropolitana dependerá muito das soluções tomadas a partir de agora. É primordial que haja um estreitamento entre os gestores e a classe empresarial a fim de que em poucos anos não tenhamos problemas irreversíveis”, alertou Genival.
Convencimentos
Segundo o Superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Ailton Francisco, algumas articulações já estão sendo feitas. “Já fizemos contato com algumas prefeituras das cidades envolvidas, com a Empresa Municipal de Obras e Urbanização de Aracaju (Emurb) e com empresas da construção civil e explicamos todo o projeto. No entanto, para que as ações possam ser efetivadas é primordial que haja o convencimento técnico, político e empresarial”, argumentou.
Ailton ressaltou que diversas ações devem se somar à Gestão Integrada das Águas. “Planos Urbanos, de Transporte, Saúde, de Saneamento Ambiental (água, esgoto, drenagem, resíduos) deverão estar interligados à legislação de recursos hídricos, meio ambiente e florestal, sendo que tudo ficará sobre a vigência da gestão nas três esferas governamentais”, explicou.
Para a Secretária Estadual do Desenvolvimento Urbano, Lúcia Falcón, a iniciativa da Semarh é mais do que louvável. “Durante o Woorkshop realizado em São Paulo, uma das coisas que mais me chamou a atenção foram os exemplos apresentados por alguns países asiáticos. Os planos mostrados são baseados não no que já existe, mas nas possibilidades futuras. É um trabalho feito com visão prospectiva, voltado para uma realidade que pode bater à porta a qualquer momento. A Semarh está de parabéns por também ter essa visão”, pontuou.
Lúcia Falcón assegurou que a Sedurb será uma parceira efetiva nesse projeto. “Iremos incorporar o trabalho dos nossos arquitetos, engenheiros e urbanistas às ideias da Semarh, a fim de que esse plano possa ser levado adiante o mais breve possível. Sabemos que é um trabalho a ser desenvolvido a curto, médio ou longo prazo, porém contribuiremos de em tudo que estiver ao nosso alcance e até além”, garantiu.
Por fim, ficou decidido que em janeiro de 2013 será realizada uma capacitação pelo Banco Mundial para os representantes dos quatro municípios que fazem parte da Região Metropolitana, para os técnicos da Semarh e os engenheiros, arquitetos e urbanistas da Sedurb.
Na ocasião o secretário Genival Nunes entregou a Lúcia Falcón uma cópia do projeto Gestão Integradas de Águas Urbanas de Aracaju e Região Metropolitana, bem como um vídeo da premiação obtida pela Semarh em São Paulo.
Por: Alex Santiago – Ascom/Sedurb
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sedurb e Semarh discutem Gestão Integradas de Águas Urbanas de Aracaju e Região Metropolitana –