[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Em mais uma ação prática para garantir o bom desempenho da economia sergipana, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) iniciou, nesta semana, a reativação do Conselho de Desenvolvimento do Comércio (CDC) a partir de uma avaliação de necessidades feita pelo secretário da pasta, Zeca da Silva. “Temos obtido ótimos números na indústria, na atração de empreendimentos, na geração de empregos, no apoio à pesquisa, nos arranjos produtivos locais, na abertura de novas empresas, enfim, Sergipe está forte em pontos fundamentais. Por isso, agora, daremos especial atenção ao comércio sergipano, mais um grande empregador em nossa economia”, disse Zeca.

Na manhã da última sexta-feira, 4, Zeca da Silva reuniu-se com o presidente do Fórum Empresarial, Juliano César, e os presidentes das federações das associações comerciais e das câmaras de dirigentes, Alexandre Porto e Gilson Figueiredo, respectivamente. Dentre os assuntos debatidos, destaque para o crescimento das vendas no comércio sergipano, que, apesar de manterem-se positivas, na faixa de 1,8% no acumulado entre janeiro e agosto desse ano, encontram-se abaixo da expectativa dos empresários. “Estamos trazendo essa discussão para o governo porque queremos todo o apoio possível para melhorar essa situação”, observou Juliano Souto.

Prontamente o secretário Zeca da Silva disponibilizou sua equipe técnica para que sejam feitas análises sobre os dados coletados até o momento, com vistas a buscar formas de o governo dar suporte ao pleito dos empresários sergipanos. E segundo técnicos do DET/Sedetec, vale destacar que o comércio do Estado cresceu à taxas muito elevadas nos últimos anos, sendo que em 2009 foi o segundo maior do país. Portanto, a base de comparação é ainda positiva, mas se fará um aprofundamento nesses números para buscar possíveis causas e, dessa forma, indicar caminhos para que o crescimento seja ainda maior nas atividades comerciais.

Da reunião realizada, alguns pontos ficaram acordados, como a intermediação da Sedetec no diálogo entre os representantes do comércio com o Banese e com a Secretaria da Fazenda, buscando formas de alavancar a atividade comercial em Sergipe. “Já disse isso algumas vezes, mas não me canso de repetir: quem produz, negocia e, de alguma forma, contribui para que a economia sergipana seja destaque no país, conta com nosso apoio e as portas da secretaria estão sempre abertas. Ainda mais quando se trata de um setor que garante o emprego e a renda de milhares de sergipanos, como é o caso do nosso comércio que, historicamente, é um dos segmentos mais proeminentes e destacados da sociedade sergipana”, finalizou Zeca da Silva.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.