[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nesta quarta, 23, e quinta-feira, 24, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), realizou a III Oficina de Comércio Exterior, no laboratório de informática do SergipeTec. A oficina faz parte de um projeto do MDIC de disseminar a cultura exportadora pelo Brasil e teve como público alvo empresários de empresas de pequeno porte, que visam difundir seus produtos mundo afora.

O analista de comércio exterior do MDIC, Luiz Fernando Oliveira Wosch, que ministrou a oficina junto com o colega de ministério Marcelo Landau, conta que a realização deste projeto em Sergipe demonstra a intenção do Governo Federal, de engrandecer regiões que pouco abarcam indústrias, como o Norte e o Nordeste.

“O programa vem de longa data e tem se aperfeiçoado. A intenção é disseminar a cultura exportadora e orientar as pessoas que visam subsídios para a exportação. Isso faz parte do Plano Nacional da Cultura Exportadora e este curso já foi aplicado em 23 Estados. Por existir uma concentração das indústrias no Sul e Sudeste, a atenção agora é no Norte e Nordeste. Em outras regiões a gente já percebe o crescimento”, comenta o analista do MDIC.

O empresário do setor de Lingerie, Mateus Azevedo, que já vem se preparando para exportar seus produtos há algum tempo, aprovou o curso. “Estou focado na internacionalização da empresa. Já fiz cursos do Sebrae sobre o assunto, mas achei interessante este curso, porque explana os fundamentos básicos. Não tem como fazer uma exportação sem ter uma base. Estou tentando entrar na exportação na prática. Já existia essa vontade da empresa. A nossa indústria sente necessidade de entrar no mercado exterior”, reflete.

De acordo com o economista do departamento técnico da Sedetec e coordenador do curso, Thiago de Souza, a oficina teve boa receptividade. “Embora seja um curso longo e a gente sabe o quanto é difícil tirar o empresário da indústria, os interessados têm comparecido. Ainda assim a gente consegue um público satisfeito. As pessoas chegam sem saber a quantidade de informação que vão receber aqui”, comenta. Thiago ainda ressalta que a Sedetec disponibiliza ao empresário que necessitar de informações sobre exportação, em qualquer época do ano, uma consultoria direcionada à sua demanda.

O secretário Saumíneo Nascimento, destaca que o trabalho realizado pela Sedetec tem como objetivo contribuir para a expansão da base exportadora se Sergipe, buscando, principalmente, uma maior participação dos empresários das micro, pequenas e médias empresas. “Sabemos que estes empresários estão dispostos a iniciar sua caminhada rumo ao mercado internacional e agradecemos aos técnicos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior pela dedicação em contribuir com a formação da cultura exportadora em Sergipe”, comenta.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.