Sedetec participa de treinamento do Observatório de APL
Entre os dias 15 e 17 de outubro, técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec) participaram do ‘Curso de Capacitação para a Operação do Observatório Brasileiro de Arranjos Produtivos Locais (APL’s)’, também conhecidos como OBA, na cidade de Belo Horizonte.
O OBA é um projeto de construção coletiva das instituições do Grupo de Trabalho Permanente de Arranjos Locais (GTP/APL) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que consiste em organizar as informações dos APL’s e dos núcleos estaduais, em uma só plataforma tecnológica com acesso disponível pela Internet, guiado pelo objetivo de aperfeiçoar a gestão da informação, proporcionando melhor monitoramento, acompanhamento e gestão dos APL’s.
Realizado na sede de uma das empresas que desenvolvem a plataforma tecnológica do Observatório, a Squadra, o treinamento foi direcionado para a capacitação na operação do banco de Dados Nacional (BDN) e do Portal de APL’s. O Banco de Dados possibilitará a formação de uma base de dados completa dos APL’s, como também armazenar informações de instituições de apoio, núcleos estaduais e mesmo de empresas que fazem parte dos arranjos produtivos. Já o Portal de APL’s é o ambiente onde será organizado o conteúdo sobre os APL’s, sendo, inclusive, integrado ao BDN.
O portal oferece ferramentas como a vitrine virtual dos APL’s; referencial geográfico dos APL’s; informações do BDN; campo para divulgação de notícias, eventos, fotos, vídeos e arquivos; colunas; melhores práticas; área internacional; guia de instrumentos e biblioteca.
Segundo o economista do Departamento Técnico da Sedetec, Magaiver Correia, que participou junto com a colega de departamento, a gestora de APL Jussara Alves, “o OBA possibilitará maior integração entre os atores produtivos e instituições, assim como na elaboração e geração de indicadores. Ele está estruturado em três partes: a Rede Social de APL’s, o Banco de Dados Nacional de APL’s e o Portal de APL’s”, explica o economista.
- Sedetec participa de treinamento do Observatório de APL – Foto: Divulgação