[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) participou nesta quarta-feira, 26, do encontro dos núcleos de três governanças Federais no Estado: Núcleo Estadual de Arranjos Produtivos Locais (APL’s), Rede Nacional de Política Industrial (Renapi) e Rede Nacional de Informações sobre o Investimento (Renai). O encontro faz parte da programação da Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional, que segue até quinta-feira, 27, na Universidade Federal de Sergipe (UFS).

A Conferência estadual foi a oportunidade de reunir a Renapi, Renai e APL’s, que atuam em setores parecidos, para organizar as ações do Plano Brasil Maior no Estado e territorializar a política industrial brasileira. “O objetivo da reunião é pensar de que forma podemos fazer com que os setores priorizados pela política industrial tenham convergência com as ações do Estado”, explica o coordenador geral de APLs do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Iêdo Brito. Ele ressaltou ainda que a intenção é conciliar as agendas dos estados para que algumas propostas sejam enviadas para a agenda Federal e os instrumentos do Plano possam ser aplicados de forma mais abrangente.

A Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional tem como objetivo apresentar o Plano Brasil Maior e discutir sua territorialização e convergências de política de desenvolvimento para Sergipe. Lançado em agosto do ano passado, o Plano Brasil Maior, atual ciclo da política industrial do Governo Federal e tem o objetivo de criar e fortalecer competências críticas de economia nacional, aumentando o adensamento produtivo e tecnológico das cadeias de valor e ampliando ainda mais os mercados interno e externo das empresas brasileiras, com medidas de estímulo a produção nacional.

“Sergipe está à frente dos outros estados em relação ao desenvolvimento de uma agenda industrial. Em maio do ano passado foi o lançada a Política de Desenvolvimento Industrial no Estado e nosso desafio é fazer a convergência dos instrumentos que existem na política industrial do estado Federal – através do Plano Brasil Maior – com a política de Sergipe, que foi o segundo estado a aderir à rede, sendo nosso melhor parceiro. Tenho certeza que esse trabalho continuará sendo exitoso”, disse Paulo Lacerda.

A diretora da Sedetec Sudanês Barbosa reforça que é importante trazer essa discussão das políticas de desenvolvimento econômico para Sergipe. “Queremos a possibilidade de convergir projetos da política nacional de desenvolvimento regional e do Plano Brasil Maior para potencializar ainda mais a nossa PDI”, concluiu.

Política de Desenvolvimento Industrial

Para estimular a realização de novos investimentos no parque industrial sergipano, o Governo do Estado colocou em prática políticas de incentivos – uma delas é a Política de Desenvolvimento Industrial.  A PDI tem o objetivo de estimular e incentivar o desenvolvimento sócio econômico estadual mediante a concessão de apoio a investimentos, tanto para os empresários que escolheram Sergipe como rede de negócios, quanto para os que já desenvolvem seus negócios no Estado.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.