[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com um estande completo, presença de técnicos e com atrações variadas, a participação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais do Estado de Sergipe (Codise) na terceira edição da Feira da Indústria e Inovação Tecnológica (Fitec) pode ser considerada um grande sucesso. Com uma participação constante do público na área destinada à secretaria durante o evento, composto por estudantes, empresários e a população em geral, o estande atingiu os seus principais objetivos.

“A grandeza da indústria sergipana, somada aos investimentos crescentes em ciência e tecnologia realizados pelo Governo do Estado, credenciam Sergipe na vanguarda do desenvolvimento econômico no país. Por isso que a nossa participação na Fitec foi um grande sucesso, pois temos o que mostrar em termos de realizações efetuadas e projetos desenvolvidos e em andamento. A população tem muito do que se orgulhar, porque Sergipe não para de crescer e nós não paramos de trabalhar para que isso aconteça”, comemorou o secretário Zeca da Silva, da Sedetec.

PDI-SE

Além disso, a feira foi palco do lançamento da Política de Desenvolvimento Industrial de Sergipe (PDI), a primeira no Nordeste e a terceira no país a ser definida. A ação visa desenvolver a competitividade e a capacidade da estrutura produtiva de longo prazo da economia, com maior transversalidade, integrando os instrumentos e políticas existentes no Estado.  

A PDI foi desenvolvida pelo Governo do Estado, através das secretarias de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais do Estado de Sergipe (Codise), além da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (Fies), sob a coordenação da Rede Nacional de Agentes de Política Industrial (Renapi), órgão da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), responsável por orientar os Estados na montagem da ação. Durante a Fitec, o Plano foi distribuído em meio ao empresariado e demais presentes.

Codise

Para o diretor presidente da Codise, Décio Portella, a feira contribuiu para uma maior aproximação das empresas com a população. “A Fitec é um evento muito importante para o Estado, pois proporciona conhecimento ao cidadão sobre o que a indústria sergipana produz e a Codise esteve presente fazendo o seu papel de prospectar novos empreendimentos para o Estado, à medida que prestava informações aos empresários”, destacou Décio, lembrando nesse tipo de evento são importantes para informar as novidades da Codise. “Aproveitamos a oportunidade para divulgar a nova logomarca da empresa e o início das comemorações de 35 anos da companhia. Sem falar no lançamento do Plano de Desenvolvimento Industrial (PDI) que foi elaborado pelo Governo do Estado, graças a participação decisiva de técnicos da Sedetec e Codise”.

Já o chefe do Departamento de Promoção Industrial (Depin) da Codise, Vildo Rodrigues Barreto, observou a participação da companhia através do esclarecimento do seu papel no desenvolvimento econômico sergipano. “Como grande vitrine das indústrias sergipanas, a Fitec proporcionou a divulgação dos itens produzidos em Sergipe e a realização de grandes negócios.

Com a participação da Codise no evento foi possível mais uma vez divulgarmos os incentivos oferecidos pelo Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI) e em especial nesse ano que a Codise completa 35 anos de existência foi mostrado à sociedade a história da indústria em Sergipe através de painéis informativos e apresentação de vídeos institucionais”, disse Vildo, que juntamente com os técnicos da Assessoria de Planejamento, José Castro e Saulo Guimarães, da assessora técnica da Ascom, Edlene Cardoso, da técnica da Diretoria de Industrialização, Elizabete Sobral, e do técnico em edificações Carlos Magno Poderoso de Melo, todos servidores da Codise, atenderam ao público que visitou o estande durante a feira.

Estande

O estande da Sedetec, além de receber empresários, com informações sobre o PDI, apresentou a nova base cartográfica digital do Estado. Desenvolvida pela Superintendência de Estudos e Pesquisas da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), a iniciativa visa disponibilizar a sociedade e setor empresarial sergipano um mapeamento mais atualizado do Estado.

Uma exposição fotográfica com síntese histórica do desenvolvimento industrial de Sergipe, antes e após a criação da Codise, também foi apresentada atraindo a atenção de estudantes e visitantes em geral. Inclusive, diante do sucesso da exibição, a secretaria deve levá-la às principais escolas do interior sergipano para comemorar os 35 anos da companhia. 

Vinculadas

As empresas vinculadas à Sedetec também marcaram presença na Fitec. Com um estande amplo e bem arrumado, o Sergipe Parque Tecnológico de Sergipe (SergipeTec), apresentou um portfólio de produtos tanto do parque como das empresas instaladas.

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) deu oportunidade para os visitantes conhecerem os seus projetos de inovação e tecnologia.

Já o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) aproveitou para divulgar os serviços prestados à comunidade através da pesquisa tecnológica sergipana.
Palestras

Ainda durante a Fitec, empreendedores sergipanos tiveram a oportunidade de participar gratuitamente do seminário Inovação para Cerâmica Vermelha. Temas como ‘Queima na Indústria de Cerâmica Vermelha’, ministrado pelo inventor do forno Cedan, Paulo Dantas; ‘O Uso de Resíduos Vegetais como Fonte de Energia’, por Samoel Zilse, diretor de vendas da empresa Irmãos Lippel; e ‘Caracterização das Argilas de Sergipe’, por José Carlos Gonçalves, geólogo da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, fizeram parte da programação.

O ‘Sergipe Export’ também se destacou dentre as palestras realizadas. O evento aconteceu nos dias 27 e 28 de maio. “Nossas aulas têm percorrido todo o país. Já estivemos em Estados como Ceará, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina. Agora, em Sergipe, damos prosseguimento à identificação das características exportadoras de cada unidade da Federação”, disse palestrante Luiz Augusto, da Agência Brasileira para a Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Fitec

O diretor da Êxito Eventos, Alexandre Porto, responsável pela organização da Fitec, avaliou a terceira edição da feira como de sucesso. “Os resultados foram dentro das expectativas. Atingimos o mesmo número de visitantes do ano passado. Mas os dados reais ainda estão sendo tabulados”. De acordo com Alexandre, o índice de satisfação dos expositores, patrocinadores e visitantes foi bastante elevado. “Tanto que muitos dos estandes já reservaram espaço para a próxima edição e os parceiros reafirmaram compromissos. Em 2012, a Fitec já tem data marcada. Será de 24 a 27 maio”, avisou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.