[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Promover a discussão das ações desenvolvidas no Estado e a disseminação do conhecimento, buscando a sensibilização dos ceramistas e o fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Cerâmica Vermelha e de Artesanato de Cerâmica do Estado de Sergipe. Com esse objetivo, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), através do Núcleo Estadual de Arranjos Produtivos Locais (APL-SE), apoia a realização do I Encontro Sergipano de Tecnologia Cerâmica (Ensetec), que acontece nesta quinta-feira, 2, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). O evento está sendo realizado pelos Núcleos de Ciência e Engenharia de Materiais e Engenharia de Produção da instituição acadêmica e também conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Direcionado a ceramistas, artesãos, trabalhadores em cerâmicas, professores e estudantes, o encontro acontece sob a forma de discussões, com mesas redondas, palestras e oficinas, e a participação de especialistas locais e de outros estados brasileiros, a exemplo de Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Distrito Federal. “Nossa proposta é de divulgar o que a UFS e demais órgãos envolvidos com o projeto de cerâmica estão fazendo, além de capacitar os participantes através das oficinas, onde será possível demonstrar a aplicação de técnicas e ferramentas disponíveis no setor”, destaca a professora Veruschka Franca, coordenadora do evento.

O diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da UFS, André Maurício, destacou a importância da realização do encontro ao fazer a abertura dos trabalhos. “A área de cerâmica aponta diversos desafios, por se tratar de um material que agrega a parte econômica, fundamental para Sergipe e de desafio tecnológico, além de estar na base da era primitiva do homem e de sua capacidade de utilizar as mãos”, observou antes de iniciar as discussões.

 A primeira mesa redonda teve como tema ‘Os avanços da cerâmica vermelha em Sergipe’ e contou com a participação do diretor de Recursos Minerais da Companhia de Desenvolvimento Industrial de Sergipe (Codise), Johélino Magalhães e do diretor-presidente do Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe (ITPS), José do Patrocínio Hora.

Atividades

A programação estende-se por toda esta quinta-feira com vários assuntos relacionados ao tema em discussão. ‘Inovação e Design Gráfico’; ‘Funcionalidade e Desempenho dos Produtos Cerâmicos’; e ‘Processo de Desenvolvimento de Produto’ são os temas definidos para as palestras que terão a participação de professores-doutores das universidades de Florianópolis, Natal e Brasília. As oficinas previstas serão desenvolvidas sobre os seguintes temas: ‘Design em Artesanato Cerâmico’; ‘Engenharia de Métodos’; e ‘Análise e Gerenciamento de Riscos nas Cerâmicas’, entre outros assuntos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.