[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Começou na tarde de quarta-feira, 18, e segue até o próximo dia 21 a terceira edição do Encontro Cultural de Lagarto. Milhares de pessoas são esperadas no evento, cujas atividades acontecem no povoado Santo Antônio e na praça Filomeno Hora, no centro. Essa grande celebração da cultura lagartense é uma realização da prefeitura do município e faz parte das comemorações dos 132 anos da cidade.

A abertura oficial do evento contou com a presença da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através do secretário adjunto Marcelo Rangel, que na ocasião representou o governador Marcelo Déda e a secretária Eloísa Galdino, que cumprem agenda de compromissos em Brasília. Em seu discurso, Rangel elogiou a iniciativa da administração pública municipal em promover um evento desse calibre.

“É muito bom saber que a prefeitura anda de mãos dadas com a cultura, pois ela [a cultura] tem impacto nas mais diversas áreas, como economia, turismo, educação e, principalmente, na autoestima da população. Em nome do Governo de Sergipe, parabenizo o prefeito Valmir Monteiro por esforçar-se na realização do Encontro Cultural de Lagarto”, disse o secretário adjunto, que fez ainda uma referência a Luís Antônio Barreto, ilustre lagartense que faleceu na terça-feira, 17.

O prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro, destacou que o Encontro Cultural de Lagarto é uma conquista para a população da cidade. “Precisamos olhar nosso passado com orgulho para construirmos um futuro melhor. É isso que pensamos ao tornar realidade um evento como esse, que tem o objetivo de preservar nossas raízes culturais e de oferecer arte, cultura e lazer a todos os lagartenses”, pontuou o gestor.

População satisfeita

A programação do encontro é diversificada, abrangendo desde palestras e mesas redondas até apresentações musicais e atividades religiosas. Para a aposentada Rosa Maria, integrante do grupo folclórico ‘As Lavadeiras’, é uma satisfação muito grande poder apresentar-se para um bom público. “É uma maravilha poder brincar e comemorar o aniversário da nossa cidade com tantas atividades de lazer”, declarou.

A pedagoga Josineire Carvalho fala que as atividades do evento são verdadeiros convites a conhecer um pouco mais da história de Lagarto. “É estimulante ver essa integração entre as diversas gerações do município, trocando histórias e se divertindo com as apresentações culturais. Todo esse cenário é estimulante para quem trabalha com educação e cultura”, argumentou.

Já a dona de casa Solange Conceição está duplamente empolgada, afinal, ela, que é moradora do povoado Santo Antônio, está tendo a oportunidade de prestigiar as atividades artísticas do Encontro Cultural de Lagarto e, de quebra, aumenta a renda familiar. “Aproveito que o movimento de pessoas por aqui aumenta bastante e armo minha barraca onde vendo doces e salgados, ganhando um dinheiro extra”, revelou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.