[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

As bibliotecas estaduais, municipais e comunitárias de Sergipe receberam na manhã desta terça-feira, dia 26, kits com mais de 100 livros resultado da parceria entre o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com a Fundação Biblioteca Nacional (FBN). Ao todo, o estado de Sergipe recebeu 10 mil livros para serem distribuídos dentre as bibliotecas públicas.

Para o representante da secretaria municipal de cultura de Estância, Adilson Conceição, essa é uma iniciativa muito louvável. “Esses novos livros vão agregar muito valor ao acervo que já existe na nossa biblioteca municipal e que está precisando de renovação”, declarou.

A secretária de Cultura de Umbaúba, Carla Synara Guimarães, também comemorou o recebimento dos kits. “Livro é cultura e conhecimento. O que teremos que fazer agora é providenciar mais estantes e reestruturar a nossa biblioteca para que a comunidade possa ter acesso a esse acervo”, enfatizou a secretária.

De acordo com a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP), Sônia Carvalho, para receberem os kits as bibliotecas precisam estar cadastradas no sistema e em pleno funcionamento. “A partir da doação desses livros nós queremos que os prefeitos, secretários e responsáveis pelas bibliotecas assumam o compromisso de promover atividades que envolvam a comunidade e dêem acesso a esses novos livros”, destacou Sonia, acrescentando que é importante que a biblioteca se torne uma referência em cada município.

O diretor administrativo e financeiro da Secult, Iedo Filho, representou a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, na solenidade de entrega dos kits e destacou a importância do incentivo à leitura. “Mais importante do que a entrega desses livros é que cada biblioteca promova ações para que as pessoas tenham acesso a todo esse conhecimento”, afirmou.

Renovação

Ao todo, 83 bibliotecas receberam o kit, que contém além de livros de diversos títulos, gibis e revistas. Para muitas bibliotecas, essa doação da FBN representa uma grande renovação em seus acervos. Esse processo de dotar as bibliotecas públicas de acervos atualizados e de equipamentos para torná-las mais modernas, iniciou na gestão do governador Marcelo Déda.

A Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED) é um grande exemplo dessa iniciativa de tornar os acervos um atrativo para os usuários. Depois de passar, mais de 20 anos sem nenhuma renovação, a BPED vem atualizando seu acervo com a parceria do Ministério da Cultura (MinC), através de instituições como a Fundação Biblioteca Nacional (FBN).

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.