[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Cultura trabalha com uma visão de cultura além do valor simbólico, entendendo o agente cultural como empreendedor capaz de promover sua independência financeira a partir daquilo que mais gosta.

Neste contexto, a secretária da Cultura, Eloísa Galdino, foi buscar mais uma importante parceria para a área, durante a tarde desta terça-feira, 30, em uma reunião com a superintendência do Sesc Sergipe (Serviço Social do Comércio), onde foram apresentados diversos projetos da Secretaria de Cultura, a fim de estabelecer uma parceria com a instituição.

Entre as ações que foram apresentadas pela equipe da Secult, estão projetos na área da música; artes visuais; livro, leitura e literatura; além do audiovisual e das Artes Cênicas, através do Sergipe em Cena.

A secretária de Cultura, Eloísa Galdino, declarou que a reunião foi uma forma de compartilhar algumas ações da Secretaria que podem ser adotadas pela organização. “Conhecemos a competência do Sesc, bem como do Sistema S, por isso buscamos essa parceria que irá contribuir ainda mais para o desenvolvimento de projetos para a cultura sergipana. Esse incentivo veio num momento em que os projetos culturais estão a todo vapor e precisando desse tipo de investimento. A possibilidade de parceria é muito importante para pôr em prática nossos projetos, bem como elaborar ainda mais iniciativas que dinamizem o cenário cultural em Sergipe”, assegurou a secretária.

Entre os projetos que foram apresentados, estão o Sergipe em Cena, através do apoio a oficinas técnicas e artísticas e a circulação de espetáculos, além da execução do Encontro de Teatro do Interior e ao Festival de Teatro, previsto para março de 2011. Outra iniciativa que foi exposta a superintendência foi o Cine Mais Cultura, um projeto que visa distribuir equipamentos de audiovisual de projeção digital entre a capital e o interior do Estado, para descentralizar o cinema sergipano dos grandes centros comerciais. A ideia é unir um projeto já existente na instituição, o ‘Cine Olho’, ao projeto do Ministério da Cultura (MinC), instalando os Kits do Cine Mais Cultura, nos espaços do Sesc no interior do Estado.

De acordo com a superintendente do Sesc, Excelsa Machado, a área de cinema é bastante explorada pela instituição, que aposta, a partir de agora, na parceria com a Secult para engrandecer ainda mais o trabalho. “Estamos muito felizes com este encontro, pois através dele poderemos discutir uma importante parceria para a cultura sergipana. No cinema em especial, procuramos construir um trabalho, que a partir de agora, com a soma Secult e Sesc irá se tornar ainda maior”, completou.

Durante a conversa falou-se também na utilização de importantes espaços localizados na capital, para dar residência e suporte a muitos dos projetos, como por exemplo, o antigo Cine Vitória, localizado na Rua do Turista, que em breve será reaberto ao público; além da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), e do Centro de Criatividade, que poderão receber projetos também do audiovisual, o que dará ainda mais visibilidade a estes locais. E, ainda, estudou-se a possibilidade de alguns espaços da Secult serem utilizados em projetos do Sesc.

A reunião entre a Secult e o Sesc tratou ainda ações voltadas para a área da música, com a difusão dos artistas da terra pelos oito territórios de Sergipe e em outros estados, com o Giro do Balaio Cultural, projeto já consolidado como grande companheiro do artista local. O objetivo é levar os comerciários a conhecerem e valorizarem os artistas sergipanos, além de criar espaço para que esses fazedores de cultura possam se apresentar.

Já na área do livro e leitura, os projetos apresentados tratavam da integração entre BPED e a Biblioteca Infantil, com ações da Biblioteca Móvel do Sesc, atuando com a ampliação da itinerância nos bairros de Aracaju e no interior, visando ainda a parceria para publicação ou reedição de obras de relevância cultural e histórica no Estado. Nas Artes Visuais, foi apresentado alguns projetos que tratam da realização de oficinas, seminários e ações integradas, junto com a realização do Salão Sergipano de Artes Visuais, que poderia ocorrer na própria instituição, uma vez que o SESC tem vasta experiência na área.

O diretor de planejamento do SESC, Gilson dos Santos, afirma que este é um momento de celebrar, afinal, muitos dos projetos apresentados pela Secult interessaram a diretoria regional do Sesc. “Estou deslumbrado com muita coisa que foi apresentada aqui, e a partir de agora faremos discussões internas para analisarmos em que necessariamente iremos atuar junto com a Secretaria de Cultura. Esta, sem dúvida, é uma parceria que irá render muito positivamente, onde a cultura sergipana só tem a ganhar”, finalizou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.