[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Amantes do teatro e muitos espectadores acompanharam de perto o Cortejo Teatral que convidou toda a população para o II Festival Sergipano de Teatro, iniciado nesta quarta-feira, 14 de março. O cortejo, que partiu da Praça General Valadão rumo à Praça Fausto Cardoso, cativou o público por onde passava, encantando adultos e crianças que transitavam pelo calçadão da Rua João Pessoa.

Cerca de 40 grupos de teatro e de circo participaram do cortejo. Entre os grupos presentes estavam a Cia de Teatro Caixa Cênica, o Grupo Imbuaça e a Cia. De Teatro Stultífera Navis. Representantes do interior também se fizeram presentes, como o grupo Pernas de Pau, de Santo Amaro das Brotas.

De acordo com o diretor do Pernas de Pau, Tácio Lima, o cortejo é importante porque é a oportunidade de apresentar e celebrar o Festival. “É muito bom poder participar desse grande momento cultural do estado. Temos uma longa trajetória e é uma honra participar pela segunda vez dessa grande festa”, pontuou.

Para a Secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, o cortejo vem abrilhantar ainda mais a programação do Festival, e é uma forma de divulgar e convidar a população a prestigiar as atrações que estarão espalhadas pela cidade nestes 14 dias de evento. “O Cortejo mostrou a população, na prática, o que eles verão nos espetáculos que estarão acontecendo por toda a cidade durante o Festival. É uma alegria levar arte e cultura para nossa população”, destacou.

Segundo o coordenador do Festival, Raimundo Venâncio, com o cortejo um dos principais objetivos do Festival é alcançado, que é apresentar o evento à população. “O Festival é a oportunidade de a produção sergipana ser apresentada às pessoas, bem como os grupos de outros locais”, ressaltou.

Após o cortejo, o público foi presenteado com a primeira apresentação teatral do II Fest: o espetáculo de rua ‘Errar é Umano’, da Cia. Teatral Sinequanon, do Rio de Janeiro. A peça, encenada na praça Fausto Cardoso, fala sobre a história da humanidade e a busca pelo homem perfeito, misturando comédia e números de circo, o que encantou o público.

Público apóia iniciativa

Quem passava pelo calçadão ficou encantado com tudo o que via. Grandes pernas de pau, encenações, e muita música popular convidavam o público a prestigiar a festa do teatro sergipano.

Para a funcionária pública Ivania Patrícia, que parou para ver o cortejo, atraída pela curiosidade e diversidade de cores, a iniciativa do Festival é muito interessante. “O Festival atrai o público ao teatro, é uma boa ideia, principalmente para a gente que tem uma universidade pública que oferece o curso de teatro. O Festival abre espaço para os artistas e potencializa o acesso à cultura”, disse.

Na opinião da dona de casa Marly Azevedo, o Festival estimula os jovens a praticarem coisas boas e apresentarem um pouco da cultura sergipana à população. “O cortejo atrai as pessoas, resgata a cultura sergipana e incentiva a prestigiar o Festival”, declarou.

O auxiliar administrativo Jigdalias Rodrigues, que estava passeando no Centro, disse que bastou ouvir um barulho para se sentar em uma das cadeiras dispostas na praça Fausto Cardoso. “Esse festival divulga a cultura local e aproxima a população. É a primeira vez que eu assisto a um espetáculo de rua. Estou ansioso para o primeiro encontro”, disse o jovem antes do início do espetáculo “Errar é Umano”.

Sobre o II Fest

Iniciado nesta quarta-feira, 14, o Festival segue até o dia 29 de março. Espaços como os Teatros Atheneu, Lourival Baptista e Tobias Barreto, além da Praça Fausto Cardoso, Mirante da Treze de Julho e Rua da Cultura, receberão o evento, que trará também grupos já conhecidos do público sergipano, como o Imbuaça, por exemplo, quanto jovens rostos do teatro, como a Companhia de Teatro Montecourt e Coletivo Usina de Teatro.

Ao todo, serão apresentados 30 espetáculos teatrais de palco e de rua, sendo 22 de grupos sergipanos e oito de grupos convidados, dos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Piauí, Distrito Federal, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. Todos os espetáculos têm entrada gratuita.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.