Secretários municipais de Saúde e Administração participam de reunião com Sindicato dos Médicos
“O Sindicato apresentou algumas questões. São pontos que surgiram após o fechamento da negociação. Do nosso ponto de vista, a negociação foi fechada. O Projeto de lei foi encaminhado à Câmara, o novo decreto foi editado e o que está acontecendo agora é uma reabertura de pontos que o Sindicato está retomando, solicitando uma nova avaliação e a gente está prontamente atendendo. A Prefeitura de Aracaju vai fazer os cálculos até a quarta-feira. Uma nova conversa com o Sindicato deve acontecer até sexta-feira”, afirma a secretária Lucivanda.
O presidente do Sindicato dos Médicos, José Menezes, afirmou que houve bastante debate na reunião de hoje. “Discutimos bastante com os secretários de Administração e de Saúde, mas amanhã pela manhã nós vamos ter uma nova assembléia para ver se a categoria aceita as contra-propostas. Há estudos que só vão ser fornecidos na quarta-feira e nós esperamos que haja sensibilidade nos avanços, que são questões que foram negociadas”, disse.
Para o secretário de Saúde, Marcos Ramos, o encontro permitiu avanços na negociação. “Na reunião nós tivemos uma conversação. Estamos avançando e acredito que vamos chegar a um entendimento. Pedi ao presidente do Sindicato bom senso para que não deflagre greve, já que nós ainda temos que discutir pontos que não estão unicamente na nossa dependência. Há embaraços financeiros, teto e lei de responsabilidade fiscal; a gente não pode simplesmente prometer por prometer”, declarou o secretário.
Outras questões
Lucivanda Rodrigues informou que já foi fixado para o dia 20 a data para o fechamento de uma comissão paritária, que irá realizar o acompanhamento das condições de trabalho. A criação dessa comissão já havia sido decidida, porém o Sindicato ainda não encaminhou os nomes dos representantes, mas, de acordo com a secretária, ficou de encaminhar até amanhã, terça-feira.
“Até o dia 20 a gente fecha o decreto criando essa comissão para acompanhar a execução e distribuição de logística, de medicamentos e aparelhos, além do acompanhamento geral das condições de trabalho na rede de saúde. Com isso, a Secretaria de Saúde vai poder dar as respostas que o Sindicato e a população precisam, avançando ainda mais”, contou a secretária.
A respeito das questões reivindicadas pelo Sindicato, a secretária de Administração contou que ficaram para serem avaliadas. “São questões que na negociação o Sindicato entendeu de uma forma e a Prefeitura entendeu de outra. Nós daremos uma resposta na sexta-feira. Estamos ainda decidindo o horário para uma nova conversa”, disse a secretária.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]