[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O secretário Municipal de Saúde, Rogério Carvalho, esteve novamente reunido na manhã de hoje, 9, com os conselheiros municipais de saúde. Desta vez o encontro serviu para que o secretário pudesse prestar contas aos conselheiros sobre os investimentos feitos em saúde pública no município de Aracaju. Num ônibus fretado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a comitiva percorreu as principais obras em execução como os Pronto-Socorros Zona Norte e Zona Sul e o Centro de Especialidades Médicas (Cemar- Siqueira Campos). Durante a visita, Rogério Carvalho apresentou as futuras instalações, tirou algumas dúvidas e explicou como se dará o funcionamento de cada unidade.

“Esse é um Pronto-Socorro conceito. A partir dele construímos o conceito para toda rede, que é o conceito de equidade. Aqui nós trabalharemos com a idéia de estratificação de risco, priorizando os casos mais graves, salvando, desta forma, mais vidas”, explica Rogério Carvalho, demonstrando que as alas dos Pronto-Socorros serão reconhecidas por cores (verde, amarela e vermelha) de acordo com a gravidade para cada situação. “Vocês estão vendo aqui o que não existe em nenhuma rede assistencial do sistema público de saúde brasileiro, a operação de um princípio fundamental do SUS, o conceito de equidade”.

Rogério explicou ainda o papel do trabalho arquitetônico na consolidação do conceito de equidade, que acabou virando padrão para toda rede assistencial aracajuana. Segundo ele é justamente o projeto, a criação arquitetônica, quem dá condições para que cada prédio possa garantir um espaço físico resolutivo para os procedimentos que garantam equidade. “Através do projeto arquitetônico nós damos vida ao conceito implantado”, ressalta.

Além dos Pronto-Socorros, a comitiva também conheceu a nova Unidade de Saúde da Família (USF) do Augusto Franco, que também se encontra em reforma. A USF será a maior do Programa Saúde da Família em Aracaju, estruturada para atuação de seis equipes de saúde da família.

“Essa administração está construindo as melhores obras da história do município em saúde, como são exemplos as reformas que acabamos de visitar. Um outro aspecto importantíssimo nesta administração foi a criação dos conselhos, tal como estão estruturados hoje. Atualmente nós temos 32 membros do conselho municipal, além dos conselhos locais, que no município
são 44. Essa é a consolidação da participação social na atual gestão”, ressalta o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Regis Barbosa.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.