Secretário se reúne com Diretoria de Atenção Básica da SES
Conhecer o funcionamento dos setores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e interagir com os servidores. Estes são alguns dos propósitos das visitas que o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, está fazendo aos órgãos e diretorias da SES. Na manhã desta terça-feira, 8, ele conheceu as instalações e reuniu-se com os profissionais da Diretoria de Atenção Básica da SES.
“É um tempo de aprofundamento e diagnóstico das áreas da SES. Os servidores da Atenção Básica apresentaram detalhadamente como é o funcionamento do setor, demonstraram o desempenho dos municípios, os seus problemas e as possíveis soluções. Foi uma visita para estreitar as relações entre o gestor estadual e os servidores que acompanham as pactuações com os municípios. Eles mostraram a análise de alguns indicadores e juntos vamos buscar as soluções para o melhor atendimento aos usuários do SUS em Sergipe, desde a atenção primária”, explicou o secretário, acrescentando que ficou muito feliz com o acolhimento dos profissionais e pela rica discussão em conhecimento nos assuntos da área.
De acordo com Rosana Reis, diretora interina da Atenção Básica da SES, a visita foi um momento muito esperado pela equipe. “É a continuidade do Governo, mas é uma nova gestão, e queríamos saber a linha de pensamento do gestor estadual, porque nós queremos andar com as nossas ações. O secretário se mostrou uma pessoa muito aberta ao diálogo e que tem metas e quer ver os resultados. Nós gostamos muito desse diálogo”, enfatizou.
Ana Débora Santana, diretora licenciada da Atenção Básica da SES, esteve presente ao encontro e fez a apresentação dos servidores. Ela disse que a equipe foi organizada por ações programáticas como Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, do Idoso, do Homem, Doenças e Agravos Não Transmissíveis, entre outras áreas, e presta uma espécie de consultoria e apoio permanente aos municípios. A diretoria é dividida em três núcleos: o das Ações Programáticas, do Apoio Institucional à Estratégia de Saúde da Família, e o de Monitoramento e Avaliação.
Ações para 2011
A Diretoria de Atenção Básica apresentou as prioridades para este ano, como a efetivação da Rede Interfederativa de Saúde (RIS), a construção de oficinas de apresentação e consenso nos municípios da Política Estadual de Atenção Primária, fortalecimento da Estratégia de Saúde da Família e da educação permanente, entre outras.
As atividades a serem desenvolvidas durante este ano são, por exemplo, realização de diagnóstico nos 75 municípios sergipanos baseado na avaliação dos indicadores do pacto da Atenção Básica, qualificação da gestão municipal de saúde, realização junto aos municípios/regionais de oficinas de monitoramento e avaliação dos indicadores do pacto pela saúde semestralmente.
Também fazem parte das ações a criação de um grupo de trabalho intersetorial da SES com as diretorias de Atenção Básica, Comunicação e Planejamento para acompanhamento das Clínicas de Saúde da Família (CSF), desde a aquisição de equipamentos até a sua organização para inauguração, e ainda a implementação e o acompanhamento dos processos de trabalho das CSF inauguradas. “A partir da análise dos indicadores do pacto pela saúde foram traçadas estratégias gerais que serão definidas posteriormente”, concluiu Rosana Reis.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Secretário se reúne com Diretoria de Atenção Básica da SES – O secretário de Estado da Saúde
- Antônio Guimarães
- conheceu como é o funcionamento do setor