[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, recebeu na manhã desta terça-feira, 11, o relatório geral das ações de conscientização contra a violência e a favor do desarmamento que a Secretaria de Estado da Educação (Seed) vai promover nas escolas públicas de Sergipe. O Comitê Sergipano pelo Desarmamento e a Favor da Vida, entregou o documento que contém também o Projeto Escolas Promotora da Paz, com uma série de ações que serão desenvolvidas em 18 unidades de ensino.

“Nós estamos vivendo um período difícil no que diz respeito à violência. A Seed se une aos diversos segmentos da sociedade para envolver os alunos da rede pública estadual no sentido de chamar a atenção da população como um todo. Esse envolvimento da escola acaba sendo importante para a gente tentar prevenir a questão da violência. A melhor maneira de diminuí-la é conscientizando os alunos, que serão multiplicadores dessa ação”, afirmou o secretário.

A secretária adjunta da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), Selma Amorim, disse que “nós fazemos intermediação na linha da transversalidade, focando prioritariamente a educação e direitos humanos”, destacando a importância de levar a conscientização no ambiente escolar.

O coordenador do comitê em Sergipe, Fábio Costa, a secretária adjunta da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), Selma Amorim, a diretora do Departamento de Educação (DED/Seed), Isabel Ladeira, a Presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública de Sergipe, Maria Edivan Carmo, as representantes da Seed no comitê, Maésia Vieira Brota e Ângela Machado, e representantes de diversas outras entidades, marcaram presença no encontro.

“A juventude é a melhor disseminadora que tem com relação a proposta de promoção de cultura de paz”, disse o coordenador Fábio Costa, explicando a importância do projeto, já que atualmente os jovens são os mais acometidos por arma de fogo. Quem também destacou a importância do projeto foi Maésia Brota, que representa a Seed no comitê. “Quanto mais conscientização dos jovens e do nosso professorado, que terão que desenvolver projetos para a cultura de paz, melhor”.

Peça teatral

Alunos dos colégios estaduais Acrísio Cruz e Leandro Maciel participaram da entrega do projeto. Eles vão realizar apresentações teatrais em 18 unidades de ensino, levando de forma lúdica a mensagem de conscientização para os estudantes.

“Essas ações incentivam os alunos a terem mais noção de como lidar com esse problema. O teatro é uma ótima forma de passar a mensagem e também incentivar os estudos aos estudos”, disse Tyrza Hogla Moura Santos, da 8º séria da Escola Estadual Professor Acrísio Cruz.

“ Tudo o que é em prol da não violência é importante. E as apresentações teatrais com certeza é uma forma diferenciada, pois os alunos participam e demonstram através da arte a necessidade do desarmamento”, afirmou a diretora do colégio Acrísio Cruz , Márcia Cristina dos Santos Ramiro.

Já Ana Caroline Santana de Oliveira, do Colégio Estadual Leandro Maciel, afirmou que “esse projeto ajuda os jovens a ter uma ocupação, e isso faz com que eles saiam das ruas. É uma ação disciplinar, a gente aprende a ter mais respeito com as pessoas e sobre o que é certo e o que é errado. É um aprendizado diário”, explicou.

O seu colega Deyverson Eduardo Nascimento afirmou que o projeto vai tirar os jovens da desocupação, através do teatro, do esporte e de outras ações.

Projeto

O projeto elaborado pela Seed prevê várias ações, como reunião de sensibilização com os diretores, coordenadores e professores. Além disso, levará às escolas apresentações teatral para passar informações aos alunos sobre o tema, de forma lúdica. Será promovido também um concurso de redação sobre o desarmamento.
 
Comitê

O Comitê Sergipano pelo Desarmamento e a Favor da Vida está instalado na estrutura da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania. Foi criado através do decreto governamental nº 28065, de 03/10/2001, com a missão de gerir a campanha pelo desarmamento e promover publicidade ao estatuto do desarmamento, além de criar postos civis de arrecadação de armas.

É formado pela Assembleia Legislativa, Câmara de Vereadores, Corpo de Bombeiros, Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Defensoria Pública, Ministérios Públicos Estadual e Federal, OAB, Sedhuc, Secretaria da Justiça, SSP, Seed, Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social, UFS, TJ, Arquidiocese, Conselho da Comunidade da Execução Penal, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Federação dos Conselhos de Segurança Comunitária do Estado de Sergipe, Movimento Evangélico Progressista de Sergipe, Sesi, Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de Sergipe, Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe, Sociedade Semear, União dos Ministros Evangélicos do Estado de Sergipe, Associação Integrada de Mulheres de Segurança Pública e Confederação das Associações de Moradores de Bairros.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.