Secretário participa de atividades no Dia Mundial do Meio Ambiente
O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Genival Nunes Silva, participou na manhã desta quarta-feira, 5, de eventos alusivos ao Dia Mundial de Meio Ambiente na Petrobras, onde foi palestrante; na Universidade Tiradentes (Unit), representando o governador em exercício, Jackson Barreto e na programação desenvolvida pela Semarh, no Parque dos Cajueiros.
Na Petrobras, o secretário fez uma explanação acerca do tema “Sustentabilidade”. Destacou em sua palestra, que o homem precisa entender a necessidade de melhorar a relação com o planeta. “Se ele, o homem, for exterminado, deixar de existir, o planeta por si, irá se refazer mesmo levando anos ou séculos. O homem necessita dos principais recursos naturais do planeta, essenciais para a sobrevivência e qualidade de vida. Se não bem cuidados, bem utilizados, preservados e protegidos, como haverá condição de vida no planeta?”,indagou.
Genival concluiu sua defesa à sustentabilidade inteligente, afirmando que mais do que ações governamentais o desenvolvimento sustentável depende do comportamento de cada uma das pessoas, seja na produção, como no consumo. “O principal pilar do desenvolvimento sustentável está no comportamento humano”, enfatizou Genival Nunes.
Na Unit, onde representou o governador em exercício, Jackson Barreto, o secretário participou da abertura do 1º Fórum Sergipano de Energias Renováveis.
Atividades
Com agenda cheia, após palestras, o secretário participou das atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), no Parque dos Cajueiros. Na ocasião, anunciou abertura da Campanha Reutilize Alegria, projeto ambiental que tem por objetivo arrecadar brinquedos em bom estado de conservação a fim de serem reutilizados por crianças carentes que participam de instituições filantrópicas.
Durante entrevistas concedidas à imprensa de Aracaju, citou a programação da Semana do Meio Ambiente da Semarh, destacando a exposição ‘Meio Ambiente no Museu da Gente’, que vem sendo realizada no Museu da Gente Sergipana até o próximo dia 07 de junho. Além da trilha ecológica ‘Descobrindo Potencialidades dos Recursos Naturais de Sergipe’, que irá ocorrer nessa quinta-feira, dia 6, na Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, em Capela.
Conferência Livre
Genival Nunes destacou ainda que, no sábado, dia 08 de junho, na Escola Municipal José Carlos Teixeira, do povoado Areia Branca, bairro Mosqueiro, haverá a Conferência Livre sobre Resíduos Marinhos, que contará com a participação da comunidade local e de pescadores.
“O lixo marinho é resultante de todo lixo que é produzido e lançado em rios, riachos, esgotos, córregos e que chegam aos ambientes costeiro e marinho por meio de qualquer fonte. Será um fórum de discussões muito importantes, pois a pauta é parte integrante das Conferências de Meio Ambiente que estão ocorrendo em Sergipe, bem como em todo o país. As conferências visam discutir a Política Nacional de Resíduos Sólidos do Brasil”, concluí Genival Nunes.
Atividades no parque
No Parque, estudantes de quatro escolas da rede pública municipal participaram de plantios simbólicos de espécies nativas da Mata Atlântica, trilha ecológica no entorno do parque, exposições demonstrativas de animais empalhados- que foram encontrados mortos na fauna sergipana e até mesmo extremo sul do continente americano, a exemplo de Pinguim de Magalhães, oriundo da Patagônia, que foi encontrado em Sergipe.
Também houve exposição fotográfica de elementos da natureza, da fauna e da flora, que foram registrados nas Unidades de Conservação que são geridas pelo Governo do Estado através da Semarh. Além de disponibilização de sementes de espécies nativas da Mata Atlântica.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Secretário participa de atividades no Dia Mundial do Meio Ambiente – (Fotos cedidas pela Petrobras: Lucas Miranda)