Secretário Marcos Ramos visita Unidades de Saúde da Família
“Assim que assumi o cargo de secretário municipal de Saúde, assumi também o compromisso de visitar todos os equipamentos da REAB. Dessa forma, entenderemos ainda mais de perto as qualidades e deficiências do sistema, na constante procura por melhorias”, pontuou Marcos Ramos.
A primeira visita foi na USF Max de Carvalho, localizada no bairro Luzia. Lá, além de observar as salas de acolhimento e consultórios médicos, foi testada a transcrição de solicitação de exames nos já implantados Terminais de Assistência SUS (TAS), equipamentos responsáveis pelos registros médicos dos usuários.
Ainda quanto à Unidade Max de Carvalho, o secretário elogiou o trabalho dos funcionários e a integração das equipes do Programa Saúde da Família (PSF) com usuários e Conselho Local. “Essa USF é bem à maneira da família brasileira, tem até um jardim com plantas medicinais. Isso aproxima a comunidade dos profissionais”, comentou.
A segunda visita foi à USF Ávila Nabuco, do conjunto Médice. Ramos foi recebido pela gerente Nancy Nunes, que o acompanhou pelas instalações responsáveis por promover a saúde naquela comunidade. A organização e estrutura do local impressionaram o secretário. “Vemos que a USF Ávila Nabuco está muito integrada à comunidade. As pessoas podem utilizar um equipamento que está funcionando a todo vapor”, afirmou.
Prosseguindo com o itinerário de visitas, chegou a vez da Unidade de Saúde da Família Ministro Costa Cavalcante, que atende a população do conjunto Inácio Barbosa. O acolhimento e cuidados direcionados às crianças foram lembrados.
Quem também estave presente na USF do Inácio Barbosa foi o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Régis Barbosa da Silva, que não poupou elogios à gestão de Marcos Ramos. “O secretário não deve ficar apenas no gabinete, mas ir in loco, ouvir a população e ver as condições das USF”, afirmou Barbosa.
“Esse tipo de atitude mostra que a Secretaria Municipal de Saúde está atuando em Aracaju. A inteligência e capacidade de Marcos Ramos só vêm fortalecer a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira”, disse o presidente.
Completando o roteiro de visitas, o secretário ainda visitou duas das mais movimentadas Unidades de Saúde de Aracaju: Hugo Gurgel, do bairro Coroa do Meio, e Dona Sinhazinha, do bairro Grageru.
“O que chama a atenção dessas unidades é a grande demanda de pessoas que procuram pelos serviços por elas oferecidos e a capacidade que possuem em se integrar à comunidade, por meio de palestras, cursos, etc”, finalizou Ramos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]