Secretário Marcos Ramos abre oficialmente 2ª Etapa da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite em Aracaju
“É mais uma etapa da campanha em que vamos manter o padrão nacional, ou seja, de permanecer com a paralisia infantil erradicada de Aracaju, de Sergipe e do Brasil. O município de Aracaju tem feito belas campanhas para assegurar este resultado. Com a vacinação, toda a família será beneficiada, pois não vai haver crianças com problema de poliomielite e com seqüelas que vão acompanhá-las para o resto da vida. Todo o trabalho na campanha é importante. Portanto, quero agradecer aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde envolvidos e aos pais por trazerem suas crianças”, disse Marcos Ramos.
Com três anos, Teodoro Dias recebeu da coordenadora da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite em Aracaju, Débora Moura, as duas gotinhas da vacina contra a paralisia infantil. Segundo o pai do garoto, o servidor público Domingos Dias, “todo pai que tem responsabilidade não deixa de vacinar seu filho. A doença é grave e todos têm que se prevenir”, afirmou. A população aracajuana atendeu ao apelo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e compareceu em massa às Unidades de Saúde da Família (USFs).
Para garantir um futuro saudável e tranqüilo para a filha Arissany Vitória Araújo Teles, de apenas três meses, a operadora industriária Maria Santana Araújo Matos chegou cedo à USF Joaldo Barbosa. “Ela já tomou a primeira dose, dia 16 de junho, e agora estou trazendo para que ela receba a segunda. Quero garantir a saúde de minha filha”, disse.
De acordo com a coordenadora da campanha em Aracaju, Débora Moura, a segunda dose da vacina contra a paralisia infantil é obrigatória também para a criança que não tomou a primeira dose, em junho deste ano. Segundo ela, a criança que não recebeu a vacina, está vulnerável ao vírus da paralisia. “Quem não conseguiu levar sua criança para vacinar, por algum motivo, terá mais uma chance durante esta semana. É só levar a criança aos postos de vacinação”, ressaltou.
Além do secretário Marcos Ramos e da coordenadora da campanha, estiveram presentes na abertura oficial da segunda etapa da vacinação a secretária adjunta de Saúde, Ana Márcia Menezes; a coordenadora da Rede de Atenção Básica, Iara Vasconcelos; a gerente da USF Joaldo Barbosa, Suzana Linhares; a coordenadora de Comunicação Social da SMS, Déa Jacobina; o diretor da Guarda Municipal, Coronel Magno Silvestre; a coordenadora da Campanha de Vacinação da Secretaria de Estado da Saúde, Sândala Teles;, bem como gerentes de USFs, coordenadores de regiões e funcionários da Joaldo Barbosa.
Zé Gotinha
Na abertura da campanha, a USF Joaldo Barbosa ficou lotada de adultos e crianças. A animação ficou por conta do grupo ‘A Arte de Prevenir é Melhor que Remediar’, que faz parte da Coordenadoria de Estudos Permanentes em Saúde (COEPS), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O mascote da campanha, o Zé Gotinha, também participou da animação, distribuiu balas e pirulitos, brincou e foi muito assediado pela criançada.
Cerca de 600 pessoas estiveram envolvidas na campanha: equipes de saúde da família, enfermeiros, médicos, agentes comunitários de saúde, administrativos, motoristas, entre outros profissionais. Foram disponibilizadas 50 mil doses da vacina para 95 postos de vacinação fixos e sete volantes, que atendem a localidades de difícil acesso.
Na primeira etapa da campanha, ocorrida em 16 de junho deste ano, a meta da SMS era vacinar 46.380 crianças na capital sergipana. Deste montante, a SMS vacinou 95,3%. Nesta segunda etapa, aquela meta se mantém.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]