[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com um discurso que destacou a relevância da vacinação para a manutenção da saúde das crianças, o secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos Carvalho, abriu oficialmente 2ª Etapa da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite em Aracaju no último sábado, dia 25. A cerimônia ocorreu na Unidade de Saúde da Família (USF) Deputado Joaldo Barbosa, no Campo do Vidro, zona oeste da capital. Até as 17 horas, todas as unidades de saúde estiveram de portas abertas para que os pais levassem suas crianças de zero a quatro anos para receber a dose da vacina.

“É mais uma etapa da campanha em que vamos manter o padrão nacional, ou seja, de permanecer com a paralisia infantil erradicada de Aracaju, de Sergipe e do Brasil. O município de Aracaju tem feito belas campanhas para assegurar este resultado. Com a vacinação, toda a família será beneficiada, pois não vai haver crianças com problema de poliomielite e com seqüelas que vão acompanhá-las para o resto da vida. Todo o trabalho na campanha é importante. Portanto, quero agradecer aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde envolvidos e aos pais por trazerem suas crianças”, disse Marcos Ramos.

Com três anos, Teodoro Dias recebeu da coordenadora da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite em Aracaju, Débora Moura, as duas gotinhas da vacina contra a paralisia infantil. Segundo o pai do garoto, o servidor público Domingos Dias, “todo pai que tem responsabilidade não deixa de vacinar seu filho. A doença é grave e todos têm que se prevenir”, afirmou. A população aracajuana atendeu ao apelo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e compareceu em massa às Unidades de Saúde da Família (USFs).

Para garantir um futuro saudável e tranqüilo para a filha Arissany Vitória Araújo Teles, de apenas três meses, a operadora industriária Maria Santana Araújo Matos chegou cedo à USF Joaldo Barbosa. “Ela já tomou a primeira dose, dia 16 de junho, e agora estou trazendo para que ela receba a segunda. Quero garantir a saúde de minha filha”, disse.

De acordo com a coordenadora da campanha em Aracaju, Débora Moura, a segunda dose da vacina contra a paralisia infantil é obrigatória também para a criança que não tomou a primeira dose, em junho deste ano. Segundo ela, a criança que não recebeu a vacina, está vulnerável ao vírus da paralisia. “Quem não conseguiu levar sua criança para vacinar, por algum motivo, terá mais uma chance durante esta semana. É só levar a criança aos postos de vacinação”, ressaltou.

Além do secretário Marcos Ramos e da coordenadora da campanha, estiveram presentes na abertura oficial da segunda etapa da vacinação a secretária adjunta de Saúde, Ana Márcia Menezes; a coordenadora da Rede de Atenção Básica, Iara Vasconcelos; a gerente da USF Joaldo Barbosa, Suzana Linhares; a coordenadora de Comunicação Social da SMS, Déa Jacobina; o diretor da Guarda Municipal, Coronel Magno Silvestre; a coordenadora da Campanha de Vacinação da Secretaria de Estado da Saúde, Sândala Teles;, bem como gerentes de USFs, coordenadores de regiões e funcionários da Joaldo Barbosa.

Zé Gotinha

Na abertura da campanha, a USF Joaldo Barbosa ficou lotada de adultos e crianças. A animação ficou por conta do grupo ‘A Arte de Prevenir é Melhor que Remediar’, que faz parte da Coordenadoria de Estudos Permanentes em Saúde (COEPS), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O mascote da campanha, o Zé Gotinha, também participou da animação, distribuiu balas e pirulitos, brincou e foi muito assediado pela criançada.

Cerca de 600 pessoas estiveram envolvidas na campanha: equipes de saúde da família, enfermeiros, médicos, agentes comunitários de saúde, administrativos, motoristas, entre outros profissionais. Foram disponibilizadas 50 mil doses da vacina para 95 postos de vacinação fixos e sete volantes, que atendem a localidades de difícil acesso.

Na primeira etapa da campanha, ocorrida em 16 de junho deste ano, a meta da SMS era vacinar 46.380 crianças na capital sergipana. Deste montante, a SMS vacinou 95,3%. Nesta segunda etapa, aquela meta se mantém.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.