[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, proferiu na manhã desta sexta-feira, 2, no auditório do Centro Educacional Professor José Sebastião Santos (CEPJSS), uma palestra com o tema ‘Os resultados da proposta de mudança da Educação em Sergipe’. A palestra abriu o III Congresso Sergipano de Educação, que conta com a participação de estudantes e profissionais da área.

"Temos uma tarefa importante que é criar uma nova agenda educacional para Sergipe", destacou o secretário da Educação. De acordo com ele, essa ação precisa contar com a colaboração de todos os envolvidos com a área educacional. "A construção de um projeto em educação passa pela grande participação da comunidade, debatendo temas como o acesso do aluno a escola, a inclusão social, a qualidade do ensino e o financiamento da educação", acrescentou.

Para o professor Lima, uma das questões que podem representar a melhoria da educação no país é o aumento do repasse de verbas para os estados. "Atualmente, o setor educacional recebe por ano 4% relativo ao Produto Interno Bruto. Esse percentual ainda é baixo se comparado aos investimentos que precisam ser feitos para melhorar o ensino", falou. De acordo com o secretário, Sergipe recebe anualmente para os municípios cerca de R$ 200 milhões por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Acesso

Uma das mudanças apresentadas pelo secretário na educação sergipana foi em relação ao acesso do aluno. "Consideramos que esse acesso é bom, já que 97% das crianças estão matriculadas. Quanto ao ensino médio, a Secretaria está trabalhando para ampliar o número de matrículas em diversos povoados localizados no interior do estado", registrou.

"Estamos desenvolvendo uma ação para aumentar a oferta de ensino profissionalizante com a construção de novas escolas, como aconteceu em Neópolis, onde foi inaugurada a primeira escola de educação profissional da rede estadual", disse o secretário. "Em Aracaju também estamos aguardando a conclusão de um novo Centro e, no segundo semestre, serão iniciadas as obras para a construção de uma escola em Nossa Senhora da Glória", informou o professor Lima.

Combate ao analfabetismo

Outro resultado que o secretário ressaltou foi o investimento que Sergipe está fazendo para reduzir os índices de analfabetismo. "Neste momento temos 20 mil alunos em sala de aula sendo alfabetizados. Esse é um trabalho muito importante para Sergipe já que 19,7% da população são considerados analfabetos, o que representa 284 mil cidadãos", colocou o secretário. Segundo ele, a Secretaria está fazendo um acompanhamento efetivo das atividades em sala de aula, o que permitirá aos alunos ingressarem em classes da Educação e Jovens e Adultos (EJA).

No último ponto abordado na palestra, o professor Lima salientou os investimentos na qualificação dos profissionais da rede estadual. "Tivemos em pouco mais de um ano 60 eventos de capacitações para os professores e gestores. Esse é o resultado de um trabalho que valoriza os profissionais", destacou. "O maior indicador que representa a melhoria da educação é a satisfação da comunidade escolar, dos alunos, pais e professores", concluiu o secretário.

Homenagem

Durante a realização do Congresso o secretário da Educação, professor José Fernandes de Lima, recebeu a comenda de honra ao mérito José Marti, mentor intelectual da revolução cubana. A entrega da placa foi feita pela professora Tânia Maria da Conceição, membro da Academia Sergipana de Letras. 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.