[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, foi um dos palestrantes da Conferência Nacional de Educação 2010 (Conae), que ocorre em Brasília, desde o último dia 28 de março. O evento se encerra nesta quarta-feira, 1º, com a aprovação do documento base da educação. Estão participando mais de 3.400 delegados dos diversos segmentos sociais e educacionais do país.

O Conae foi aberto pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, que fez uma retrospectiva da educação brasileira nos últimos anos, enfatizando os avanços em prol da universalização da Educação Básica. O ministro fez referência à importância da ampliação da escolaridade obrigatória, que agora vai dos 4 aos 17 anos.

“Temos que ampliar e fortalecer a educação infantil, porque, sem esse fortalecimento, não poderemos alcançar a universalização da educação básica e a melhoria da qualidade de ensino”, afirmou Haddad.

Entre as ações voltadas para o Ensino Médio, o ministro da Educação ressaltou a ampliação do programa do livro didático para esse nível de ensino e a inclusão dos alunos do ensino médio como beneficiados dos programas de alimentação e transporte escolar.

Palestra

O secretário de Estado da Educação de Sergipe, José Fernandes de Lima, que também é conselheiro do Conselho Nacional de Educação, proferiu palestra sobre o papel do CNE e do Fórum Nacional de Educação para o exercício do Estado Democrático de Direito.

Ele discorreu sobre a composição e as atribuições do CNE e destacou a importância da interação deste colegiado com outras instituições da sociedade civil. O professor Lima explicou  que o CNE faz a intermediação entre a sociedade civil e o poder público, com vistas à melhoria da qualidade da educação.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.