Secretário fala sobre educação profissionalizante na UFS
O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, fez uma palestra na manhã desta segunda-feira, 1, no auditório da Universidade Federal de Sergipe (UFS), durante a realização da 1ª Semana de Engenharia Elétrica. Ele abordou o tema "Diretrizes de Incentivo na Educação de Primeiro e Segundo Graus para o Estudo de Carreiras Tecnológicas".
O professor José Fernandes de Lima falou para os estudantes inscritos no evento sobre as ações que o Governo de Sergipe está promovendo para investir em cursos técnicos profissionalizantes de forma a atender as necessidades dos alunos e do mercado de trabalho. Dentro das iniciativas, segundo ele, está a retomada das obras das escolas José de Figueiredo Barreto, em Aracaju, e Agonalto Pachedo, em Noeópolis, que se encontravam paralisadas.
O secretário acrescentou que a meta do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação (SEED), é de até o ano de 2009 oito novas escolas profissionalizantes estejam em pleno funcionamento no Estado. Ele informou que essas instituições irão ofertar cursos de acordo com a realidade local, a exemplo da escola de Neópolis, na região do Baixo São Francisco, que vai funcionar com cursos voltados para as áreas da agricultura e da pesca.
Ensino profissionalizante
"O Governo de Sergipe vai alcançar essa meta. Teremos o apoio do Governo Federal, que viabilizará a construção de duas unidades profissionalizantes", acrescentou o secretário. Ele disse ainda que a SEED está promovendo ações e iniciativas prevendo aumentar em mais de 30% o número de alunos sergipanos matriculados em escolas do ensino médio que ofertem cursos profissionalizantes.
Aos futuros engenheiros elétricos, o secretário mostrou a importância de que a comunidade passe a sentir a educação como prioridade. "Não vamos alcançar o desenvolvimento enquanto não valorizarmos a educação", disse ao enfatizar a importância da boa aprendizagem desde os primeiros anos da escola.
"Hoje não se pode pensar numa escola sem laboratório de ciências, informática e sem biblioteca", ressaltou o professor Lima. "Queremos mudar o comportamento das nossas escolas, capacitar e envolver os professores, trazer os alunos para o mundo da pesquisa, despertar sua curiosidade. Assim teremos novos engenheiros, médicos, cientistas e promoveremos, conseqüentemente, o crescimento do estado" completou.
Evento
Promovido pelo Núcleo de Engenharia Elétrica (NEL), o encontro prossegue até a próxima sexta-feira, 5, e reúne estudantes do semestre inicial do curso. Neste período serão apresentadas discussões sobre Panorama Indústria – Universidades no âmbito das carreiras tecnológicas, Empreendedorismo, Energia Nuclear e Introdução às Energias Renováveis. Os estudantes ainda estarão envolvidos com oficinas, feira de projetos e assistirão a filmes técnicos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]