[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Técnicos de infraestrutura, pedagogia e informática da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e das secretarias municipais de educação, participaram de capacitação sobre a metodologia aplicada para o Levantamento da Situação Escolar (LSE), promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O encerramento da primeira turma aconteceu na tarde desta quarta-feira, 1º, no Hotel Del Canto, com a palestra do vice-governador e Secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas. “O levantamento sobre a atual situação da rede escolar é muito importante para a capacitação dos recursos financeiros”, disse Belivaldo Chagas. A capacitação da segunda turma tem início na manhã desta quinta-feira, 2, e vai até a próxima sexta-feira, 3.

Belivaldo Chagas disse que deve existir uma sintonia permanente entre os técnicos, secretários de educação e os prefeitos municipais, objetivando criar condições para que o aluno possa aprender num ambiente adequado, oferecendo condições necessárias para que os professores possam desenvolver suas atividades dentro da escola. “É preciso também motivar os educadores. O governo do Estado vem fazendo a sua parte ao pagar o piso nacional do magistério. Não adiantar ter uma escola bonita se o professor não está motivado; como também não adianta o professor está motivado se a escola está abandonada e não oferece as mínimas condições de uso”, ressaltou.

O secretário de Estado da Educação lembrou que os recursos são poucos, por isso, o gestor terá que administrar bem as necessidades da rede de ensino. “Por isso é muito importante o levantamento da situação escolar”, disse. O curso está sendo ministrado pela professora e arquiteta Maria Auxiliadora Britto, consultora do FNDE. “Um dos objetivos é disponibilizar para os estados e municípios uma base de dados que revele a necessidade e custos para adequação e melhoria da rede pública de ensino, tendo como foco principal o aprendizado do aluno”, disse ao ressaltar que os participantes do curso irão atuar como multiplicadores em seus respectivos municípios.

Gestores estaduais

No âmbito do LSE, os padrões mínimos de funcionamento da escola dizem respeito ao ambiente físico escolar, composto pelos espaços educativos, pelo mobiliário, pelo equipamento e pelo material didático, insumos escolares considerados essenciais e necessários ao processo de ensino e aprendizagem. De acordo com o gerente de padrões mínimos da Seed e coordenador estadual do LSE, Jorge Alberto Araújo, os técnicos estaduais irão fazer um levantamento geral das informações referente às condições físicas das 397 escolas da rede estadual de ensino, ao mobiliário, equipamentos, material didático, recursos humanos, entre outros. “Os gestores estaduais e municipais devem prestar muita atenção a Resolução 15, de 7 de Junho de 2010, que determina realizar o levantamento da situação escolar para a liberação de recursos financeiros”, disse.

Situação das escolas

Para a coordenadora nacional do LSE, Olga Bento, o levantamento da situação escolar é um instrumento de gestão para priorizar as deficiências da rede. “É muito importante a participação de todos os municípios nesse programa. Só assim é que poderemos melhorar o ensino nas escolas públicas”, disse. José Nestor Silva Melo é da Secretaria Municipal de Educação de Cumbe. “Gostei muito das informações que foram passadas durante a capacitação. Espero contribuir de alguma forma para melhorar a qualidade do ensino em nosso município”, disse. Andréa Carla Andrade, da Secretaria Municipal de Educação de Divina Pastora tem a mesma opinião. “Agora temos consciência da importância de realizar esse levantamento da situação das escolas”, disse ao informar que Divina Pastora possui oito escolas municipais.

Maria do Carmo é da Secretaria Municipal de Lagarto. Desde segunda-feira, 29, que está participando da primeira etapa de capacitação. “Muito interessante o curso. Tiramos muitas dúvidas e aprendemos uma gama de novas informações, que iremos passar para a direção das 86 escolas municipais”, disse. Da Secretaria de Estado da Educação (Seed) participaram do curso de capacitação do LSE, três técnicos do setor de engenharia, três na área pedagógica e três do setor de informática. A segunda etapa do curso de capacitação tem início às 9h desta quinta-feira, 1º, com a apresentação teórica da LSE. O encerramento está previsto para sexta-feira, às 18h.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.