Secretário defende mais recursos para a Educação durante Seminário Regional sobre PNE
O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, participou na manhã desta sexta-feira, 5, do Seminário Regional “A educação municipal na construção do PNE”, promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O Plano Nacional de Educação visa, principalmente, estabelecer metas para a educação no período de 2011 a 2020. O evento acontece no Hotel Parque dos Coqueiros, e conta com a presença de secretários municipais de educação de todo o Nordeste, diretores, professores, vereadores, deputados e a sociedade em geral.
Durante o encontro, Belivaldo Chagas defendeu que o PNE garanta mais recursos para a Educação. “Estamos vivendo um momento ímpar no país, quando estamos discutindo o Plano Nacional de Educação. Nossa preocupação maior é em como fazer acontecer o Plano Nacional de Educação sem a garantia de recursos financeiros. Não dá pra pensar em educação sem recursos. Investir em educação não é gastar, é investir no desenvolvimento do Estado. Precisamos discutir o PNE em sua essência, desde a questão pedagógica até a questão gerencial, porque a educação tem que funcionar em sua plenitude”, afirmou.
A presidente da Undime, professora Cleuza Repulho, destacou a necessidade de se levar esse debate para todos os dirigentes municipais. “Estamos levando os seminários regionais no país todo para discutir o novo Plano Nacional de Educação e suas consequências para os municípios. É importante para que a informação possa circular, já que os municípios terão um impacto forte com o PNE nos seus orçamentos e nas suas organizações”, disse.
A palestrante Leocádia Maria Hora Neta ressaltou a participação da sociedade na construção do PNE. “O Plano que foi extinto em dezembro sofreu muitos vetos e não teve a participação popular. Este novo Plano já nasce da Conferencia Nacional de Educação é diferente e tem perspectiva de trazer a participação popular e as mudanças que os educadores querem para a educação”, afirmou.
Seminários
Os Seminários Regionais sobre a construção do Plano Nacional de Educação estão acontecendo em todas as regiões. No nordeste, o primeiro encontro foi nesta sexta-feira, 5, em Aracaju. Logo em seguida será em Fortaleza (CE), no dia 12 de agosto.
Na próxima semana os seminários terão prosseguimento em Palmas (TO), no dia 9 de agosto, Goiânia (GO), dia 10 de agosto, e Vila Velha (ES), em 20 de agosto. Os encontros serão encerrados no IV Fórum Nacional Extraordinário de Educação, em Salvador (BA), no período de 30 de agosto a 2 de setembro.
O presidente da Undime Sergipe, Antônio Bittencourt Júnior, falou sobre a importância da construção do novo Plano Nacional de Educação. “A Unidme construiu um banco de aproximadamente 30 mil emendas apresentadas pelos diversos deputados. Estamos colocando no centro da discussão um tema fundamental para a educação brasileira, o PNE, que está em debate no Congresso Nacional. Essa discussão é importante para os municípios, que junto com os estados, representam um investimento em torno de 80% dos recursos empregados pela educação brasileira”, disse.
A assessora da Secretaria Municipal de Aracaju, Márcia Valéria Lira, elogiou a iniciativa da Undime em promover os seminários regionais. “A Undime, com este gesto, consolida a importância dos gestores municipais para estarem conhecendo os princípios da nova proposta do PNE, bem como levantar questões de fundamental importância em relação ao que nós queremos para a educação do Brasil nos próximos 10 anos”, afirmou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Secretário defende mais recursos para a Educação durante Seminário Regional sobre PNE – O secretário de Estado da Educação
- Belivaldo Chagas
- defendeu que o PNE garanta mais recursos para a Educação / Fotos: Ascom/Seed