[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, se reuniu na manhã desta terça-feira, 23, com a Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa de Sergipe. Acompanhado do diretor-geral do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE), Josias Passos, e da coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do hospital, Iza Lobo, o secretário prestou esclarecimentos sobre a unidade hospitalar e destacou o trabalho da equipe no controle da bactéria Acinetobacter Baumanni.

Rogério destacou a competência e prontidão com que a equipe agiu, assumido de forma transparente as medidas que deveriam ser tomadas. "Eles tiveram a coragem de interditar aquela Unidade de Terapia Intensiva, que é tão importante, para cumprir um protocolo internacional", afirmou, acrescentando que apenas o empenho e compromisso da equipe não são suficientes para solucionar os problemas de maneira definitiva. "A solução requer investimentos volumosos para adequar toda a estrutura do hospital", frisou.

Para a coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Iza Lobo, a exploração do episódio sem o devido esclarecimento para a sociedade acabou gerando um clima de pânico nas pessoas. "Muitos ficaram apreensivos e alguns até deixaram de ir ao HUSE achando que a unidade estava infectada por uma bactéria letal. A informação é importante para desmistificar situações que são do nosso dia-a-dia, mas que nem sempre são compreensíveis para a população. Por isso, fico muito feliz de prestar esse esclarecimento", declarou.

O diretor-geral do HUSE, Josias Passos, destacou que, desde o início do ano, diversas melhorias já foram implementadas no hospital. "Uma delas foi a ampliação e otimização do Centro Cirúrgico, que dispunha apenas três salas funcionando e agora possui as cinco em pleno funcionamento. Isso representa um aumento aproximado de 40% no número de cirurgias realizadas por mês. Implantamos o serviço de endoscopia digestiva, que não existia antes. Também criamos a equipe de atendimento horizontal inicialmente para os pacientes em estado grave, mas que já foi estendido para todos que estão na clínica médica. Enfim, os avanços são visíveis na área de assistência", comentou.

Reestruturação

De acordo com o secretário Rogério Carvalho, o Governo vem fazendo uma série de investimentos no HUSE. "São ações que integram projeto amplo de reestruturação e reorganização da rede hospitalar de Sergipe. Ainda este ano devem sair os vencedores das licitações para a construção dos Hospitais Regionais de Lagarto e Estância, bem como para as obras de ampliação e reestruturação das unidades hospitalares de Propriá, Boquim, Simão Dias e Porto da Folha", disse Rogério.

O secretário ressaltou ainda que o plano de investimentos do Governo para a saúde também contempla uma nova estrutura para a Atenção Ambulatorial Especializada. "São 20 anos de Sistema Único de Saúde e o mesmo período sem uma política consistente para essa área. Não existe no país um modelo que dê conta da demanda. Isso explica os problemas que a mídia vem noticiando no Rio de Janeiro, Bahia e outros estados. Sergipe, em parceria com o Ministério da Saúde, será o primeiro a dispor dessa nova estrutura", comentou.

Compromisso

O parlamentar Francisco Gualberto afirmou que a presença do secretário Rogério Carvalho e da equipe do HUSE naquela reunião atesta o compromisso da administração estadual. "Os problemas existem, até porque já existiam há muito tempo. No entanto, os responsáveis não estão se eximindo de prestar esclarecimentos e participar de debates para discutir a situação do HUSE. O Governo não se furta a enfrentar as dificuldades que encontra", opinou.

Para a deputada Angélica Guimarães, o episódio no HUSE poderia ter acontecido em qualquer unidade de saúde do país e do mundo. "Bactérias representam uma ameaça constante. Na semana passada, a imprensa nacional noticiou que um grande hospital público no Rio de Janeiro fechou suas portas por uma situação semelhante. No caso de Sergipe, a Secretaria de Saúde está de parabéns pela coragem de ter interditado a UTI para que as providências cabíveis fossem tomadas", disse.

"O Hospital de Urgência de Sergipe tem uma importância enorme não só para a população sergipana, mas para cidadãos de municípios da Bahia e de Alagoas. Por mês, milhares utilizam os serviços daquela unidade hospitalar, única em Sergipe a ter equipes de plantão em todas as especialidades. Acredito bastante no projeto de ampliação e modernização que a Secretaria desenvolveu para o HUSE e para os demais hospitais do interior", acrescentou Angélica Guimarães.

Avanços

A deputada Suzana Azevedo destacou que um grave problema da saúde em Sergipe, nos últimos anos, foi a falta de investimentos dos municípios. "O que ocorria era a ‘política da ambulância’. Os gestores municipais deixavam de investir em saúde, mas viabilizavam viaturas para encaminhar os pacientes para a capital, sobrecarregando o Hospital de Urgência", garantiu.

A reunião foi conduzida pelo deputado Luiz Mitidieri, presidente da Comissão de Saúde da Assembléia. Participaram do debate os deputados Francisco Gualberto, Adelson Barreto, Valmir Monteiro, Augusto Bezerra, João das Graças, Wanderlê Correia, Garibalde Mendonça, Arnaldo Bispo, Venâncio Fonseca e Mardoqueu Bodano, entre outros parlamentares.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.