[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário Municipal de Saúde, Marcos Ramos, retornou ontem, dia 4, da viagem de intercâmbio internacional. Da agenda de retorno à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Marcos Ramos se reuniu com os gestores da Rede de Urgência e Emergência (REUE) para tratar dentre outros assuntos do episódio relacionado às denúncias envolvendo um médico plantonista no Hospital Municipal de Zona Norte, Nestor Piva, no dia 29 de novembro.

Estavam na reunião a coordenadora Interina da REUE, Elany Bittencourt; o coordenador de Regulação Médica do Samu 192 – Aracaju, Carlos Eduardo Freire Oliveira; o coordenador Hospitalar da REUE, Alessandro Rodrigues Silveira; a coordenadora Clínica da Atenção Básica, Acássia Virgínia Sheixas e a coordenadora do Núcleo de Comunicação, Déa Jacobina.

Os coordenadores da REUE relataram ao secretário as denúncias veiculadas pela empresa local e sobre as decisões tomadas para a instalação de abertura de inquérito administrativo. "O médico em questão foi afastado da escala de plantão temporariamente, sem prejuízo de vencimentos. Essa foi uma medida preventiva diante da gravidade das denúncias e uma forma encontrada para além de apurarmos os fatos, garantirmos inclusive a integridade física do próprio profissional dado à visibilidade pública do assunto. Estaremos investigando os problemas nesse plantão e ainda estaremos apurando o grau de tensão gerado no sistema de emergência do referido hospital", informaram os gestores.

Os coordenadores também informaram a Marcos Ramos sobre a conversa inicial que tiveram com o profissional plantonista, que estava acompanhado pelo advogado do Sindicato dos Médicos. Das informações sobre o episódio, o secretário encaminhou ofício ao Departamento de Jornalismo da TV Sergipe solicitando cópias das reportagens veiculadas para anexar ao inquérito administrativo.

Demandas

Marcos Ramos e os gestores também definiram uma série de ações e ajustes administrativos para o setor. "Decidimos manter reuniões e visitas mais sistemáticas na REUE; realizar processo de contratações de novos profissionais para ampliar a equipe na Urgência e Emergência; ampliar quadros para compor a equipe de estratificação de risco na recepção do Hospital Nestor Piva, com profissional de enfermagem e assistência social", relaciona o secretário as medidas que já estão sendo processadas.

Para solucionar problemas relativos à falta de médicos, os coordenadores da REUE anunciaram a Marcos Ramos as conversas que aconteceram na semana passada tanto com os médicos da rede quanto com os profissionais da lista restante do último concurso público da SMS.

"Dessas últimas reuniões feitas pelos nossos coordenadores, criamos uma comissão de gestores e profissionais da REUE, com a participação de membros do Sindicato dos Médicos, para juntos discutimos soluções relativos à tensão na rede de urgência. Juntos estaremos abordando os aspectos que geram sobrecarga de atendimento nos hospitais municipais gerados por demandas de municípios circunvizinhos e por falta de médicos no Estado de Sergipe", diz Marcos Ramos.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.