[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na manhã desta segunda-feira, 2, o secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, Benedito de Figueiredo, visitou o prédio onde funcionava a Casa de Detenção de Aracaju (CDA). O objetivo foi avaliar a forma como será adequado o local, que vai receber a sede da secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc). No último dia 8 de março, o governador de Sergipe, Marcelo Déda, esteve no prédio, oficializou a desativação do presídio e informou que a área administrativa iria abrigar a Sejuc. Os pavilhões onde ficavam os detentos serão implodidos ou demolidos. Técnicos do Departamento Estadual de Habitação e Obras Públicas (Dehop) estão analisando qual a melhor opção.

“A mudança foi definida pelo governador e hoje estou aqui com a equipe para que, de forma democrática, possamos definir como será instalada a sede da Secretaria de Justiça”, disse Benedito de Figueiredo. O secretário pediu a opinião dos chefes dos setores para que fosse definido como será realizada a adaptação das salas. Um arquiteto do sistema prisional deve ir até o local para fazer uma avaliação do que precisa ser feito e iniciar as obras. 

Participaram da visita chefes de setores como os departamentos Administrativo e Financeiro (DAF) e do Sistema Penitenciário (Desipe), assessorias de Planejamento (Asplan), Comunicação (Ascom) e Jurídica da Sejuc,

Foto: Márcio Dantas/ASN

chefia de gabinete do secretário e do adjunto, Consultoria Técnica, Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Procon), Corregedoria e Informática. Eles percorreram todas as instalações para que fosse avaliado o destino de cada espaço.

Aluguéis

A Sejuc gasta atualmente cerca de R$ 30 mil com alugueis. Os órgãos vinculados ficam espalhados em locais distantes da sede atual. A previsão é que, aos poucos, todos eles passem a integrar a nova sede. “A palavra de ordem do Governo de Sergipe é a integração, e a Secretaria de Justiça está atuando neste caminho”, afirmou Benedito de Figueiredo.

A previsão é que apenas os setores administrativos e o Desipe passem a funcionar rapidamente na nova sede. A longo prazo, mediante a concessão de recursos, o projeto deverá ser ampliado. Durante a ida ao local, o governador salientou sobre a construção da Escola de Gestão Penitenciária, com aproveitamento da imensa área externa para o usufruo dos servidores da Secretaria de Justiça.

A mudança de local vai facilitar o andamento dos trabalhos na Sejuc. Atualmente, três setores da pasta, Ouvidoria, Assessoria de Comunicação e Protocolo, dividem a mesma sala da sede atual. Já o setor de manutenção da secretaria está instalado no Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão. “Desde que os setores passem a ter ambientes adequados para execução das tarefas diárias, só temos que aprovar a mudança”, disse a servidora Rita Dias.

Mudança

A insalubridade do local onde funcionava a Casa de Detenção de Aracaju, junto com a sensação de insegurança, perdurou por muitos anos como um pesadelo para os moradores do Bairro América. Quem reside perto do antigo presídio está satisfeito com a mudança.

“Vai melhorar muito nossa vida. A Casa de Detenção está abandonada e com a vinda da Secretaria será um outro mundo para nós. Nos últimos dois anos começaram a aumentar as fugas de detentos, e com isso os presos invadiam as nossas casas. Fora o medo de balas perdidas durante as fugas. Dormíamos assustados”, disse a dona de casa Lurdes dos Santos.

Para o operário Edvaldo Alves, a mudança vai significar uma nova fase do bairro. Segundo ele, a ida de um novo órgão trará uma melhor segurança ao local, ao contrário de antes. “A Casa de Detenção para nós, do jeito que estava, era pura insatisfação”, afirmou o morador.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.