[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

No inicio da manhã desta sexta-feira, 2, o secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, Benedito de Figueiredo, se reuniu com o presidente do Departamento Estadual de Habitação e Obras Públicas (Dehop), Joelson Hora Costa, e com o consultor público da Caixa Econômica Federal, Dulcival Santana. Eles discutiram, entre outros assuntos, a sobra de recursos de aproximadamente R$ 1,9 milhão do convênio 023/2004, celebrado para as reformas no Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan). O dinheiro deve ser usado para viabilizar novas reformas na unidade prisional de São Cristóvão.

Também participaram da reunião o diretor de Projetos do Dehop, Marcelo Monteiro, o diretor do Departamento do Sistema Penitenciário, tenente-coronel Antônio Sávio, a assessora de Planejamento da Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejuc), Tereza Carvalho, além de arquitetos e engenheiros do Dehop.

Durante o encontro foram tratados assuntos relacionados a melhoramentos, adequações e construções no sistema prisional. Foram abordados, também, orçamentos que deverão ser liberados pelo Ministério da Justiça (MJ) ainda neste ano. Os representantes da Caixa e do Dehop solicitaram ao secretário que fique atento aos prazos estabelecidos para que a Sejuc não seja prejudicada.

Na reunião ficou definido, ainda, que a Secretaria de Justiça e o Dehop vão eleger dois representantes para fazer a articulação de todos os assuntos relacionados aos convênios que envolvam o Ministério da Justiça e a Sejuc. O objetivo é melhorar a interlocução entre todas as partes envolvidas nos processos de obras.

Prioridades

O diretor Marcelo Monteiro informou que o governador Marcelo Déda determinou ao Departamento de Obras do Estado que dê prioridade aos projetos das secretarias de Segurança Pública (SSP) e de Justiça. O secretário Benedito de Figueiredo disse que no encontro que teve no último dia 28 com o governador, eles acertaram a realização de visitas em algumas unidades, entre elas a penitenciária que está em construção no Bairro Santa Maria. "Tive uma proveitosa conversa com o governador, já que ele entende as prioridades do sistema prisional", afirmou o secretário de Justiça.

Benedito disse que neste ano a Sejuc vai entregar o novo Presídio Feminino (Prefem), além de reformar os presídios de Tobias Barreto e Nossa Senhora da Glória. Existe a possibilidade de instalar uma cadeia pública em Propriá, para que seja solucionado o problema em relação aos presos que ainda não foram julgados e que superlotam as delegacias.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.