Secretário de Educação diz que aluno deve ser o foco da escola
Uma das metas do secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, é mudar a realidade atual das escolas públicas. Para ele, o aluno não consegue ter um aprendizado eficiente, o que provoca a evasão escolar ou a repetência. De acordo com professor Lima, o foco da escola é o aluno. "Se o aluno entra na escola e aprende a ler, escrever, contar e exercer a cidadania a escola é boa", afirmou.
Na avaliação do secretário de Educação, o sistema educacional brasileiro atual é excludente. Segundo ele, de 100 alunos que entram na quinta série, apenas 40 chegam à oitava série e somente 14 ingressam no ensino médio, o que onera o custo do ensino público e não forma cidadãos. "O estado é obrigado a gastar mais dinheiro para incluir o aluno na escola outra vez", disse professor Lima.
O secretário disse que pretende promover uma alteração no sistema educacional do Estado. De acordo com ele, é preciso que programas como o "Acelera", que corrige distorções entre a idade do aluno e a série em que ele está, não sejam necessários. "Não podemos planejar a educação em cima do fracasso do aluno". Professor Lima disse que não vai acabar com esses projetos, porque ainda são necessários, mas que vai dar um novo padrão ao sistema educacional. "No futuro, quero poder dizer que Sergipe é um estado que se destaca porque o aluno entra na escola e sai preparado".
Professor Lima quer amadurecer a discussão sobre o ensino à distância. "Este tipo de ensinamento tende a crescer em todo o país. Não podemos perder de vista o crescimento da tecnologia. Precisamos saber quantos alunos farão parte desse sistema", disse o secretário. Ele também quer que todas as unidades de ensino comecem e terminem as aulas num mesmo dia. "O nosso objetivo é criar uma mobilização pela melhoria da qualidade do ensino".
Segundo o secretário de Educação, um formulário está sendo distribuído nas escolas para verificar as dificuldades que cada unidade atravessa. O objetivo é apurar a situação da estrutura física das escolas, a quantidade de professores, as condições dos fardamentos, e a distribuição de merenda escolar e de livros didáticos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]