Secretário da Educação recebe estudantes e atende reivindicações
Na manhã desta quinta-feira, 21, cerca de 50 estudantes da Rede Pública Estadual, representando várias escolas da capital e interior, realizaram manifestação na sede da Secretaria de Estado de Educação (SEED), localizada no Distrito Industrial de Aracaju. Eles foram recebidos pelo secretário José Fernandes de Lima no auditório da SEED e apresentaram uma pauta de reivindicação elaborada pela categoria.
Além do Secretário, participaram do debate a secretaria Adjunta, professora Hortência Araújo, o presidente da USES, Júnior Leite e outras representações estudantis. As reivindicações foram debatidas e estabelecidos parâmetros de negociação para cada uma delas.
Gestão Democrática
Os estudantes reclamam mais participação no processo de Gestão Democrática. O secretário informou que o projeto já foi elaborado e encaminhado ao Sindicato dos Professores para em seguida ser entregue na Assembléia Legislativa para aprovação. Um dos pontos de divergência é que a Seed propõe que os professores candidatos façam uma avaliação de conhecimento antes da eleição para diretor. Os estudantes concordam, mas o Sintese não aceita. Estes e outros pontos serão posteriormente discutidos.
Reforma Imediata nas Escolas
O Secretario entregou aos estudantes uma lista com 97 escolas que serão reformadas. O objetivo é reformar 10 escolas por mês. Ficou acertado também que o calendário de reforma será apresentado em uma semana e obedecerá ao critério de prioridade. "Nós fizemos um levantamento minucioso das condições de cada escola. Serão reformadas inicialmente aquelas que apresentam pior estado de conservação. É o exemplo do Caic do Marcos Freire que está em situação precária e será uma das primeiras unidades a ser reformada", explica José Fernandes de Lima.
Apuração
Os representantes também cobram agilidade e transparência na apuração nas denuncias de pagamento antecipado e superfaturamento em alguns itens da Merenda Escolar. O secretário enfatizouque já se encontra aberta uma sindicância para apurar todos os fatos. "Os diretores do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), já foram afastados para que não interfiram nas investigações. No dia 3 de março, convocarei a imprensa para uma coletiva e apresentarei os resultados", garantiu o secretário.
Conselhos de Alimentação e Escolar e de Educação
Em relação à participação dos alunos nos conselhos de Alimentação Escolar e de Educação, o secretário Lima determinou a Assessoria Jurídica que fizesse um levantamento na legislação específica e, se não for encontrado impedimento legal, está autorizada a inclusão de representação estudantil nos respectivos conselhos.
Ampliação dos Centros Profissionalizantes
Além do Centro de Ensino Profissionalizante Agonalto Pacheco, em Neópolis, que será inaugurado na primeira semana de março, e do outro centro que se encontra em obras na rua Laranjeiras, próximo ao Instituto Rui Barbosa. O secretário informou que está concluindo um estudo para anunciar a expansão dos centros de ensino tecnológico para outras cidades.
Ainda pela manhã, os estudantes aceitaram as propostas, e encerraram o protesto. "A forma democrática como o secretário nos recebeu e abriu o diálogo deixou a categoria satisfeita. Vamos aguardar os prazos pré-estabelecidos e continuar cobrando", avaliou o estudante Júnior Leite, presidente da USES.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Secretário da Educação recebe estudantes e atende reivindicações – Foto: Juarez Silveira/Seed