[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Estudantes e profissionais da área contábil estiveram reunidos na noite de quinta-feira, 25, no Centro de Convenções de Sergipe (CCS), em Aracaju, em um evento comemorativo ao Dia Nacional do Contabilista. Promovido pela Fanese, o evento contou com a participação do secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado (CGE/SE), Adinelson Alves, que, representando o Governo de Sergipe, debateu sobre a Lei de Acesso à Informação como instrumento do exercício da cidadania.

Adinelson explicou que a Lei nº 12.527/2011 de Acesso à Informação Pública (LAIP) – em vigor desde o dia 16 de maio de 2012 – estabelece que todos os cidadãos têm o direito constitucional de receber dos órgãos públicos informações de seu interesse, construindo um novo tempo de transparência em todas as esferas de governo do país.

Segundo o secretário, o dia 25 de abril, em consonância com a LAIP, representa um momento em que mais de 485 mil profissionais da contabilidade, em todo o Brasil, festejam a profissão de contabilizar os atos e fatos de gestão das empresas e organizações governamentais, produzindo informações que subsidiam o processo de tomada de decisão.

“A qualidade das informações produzidas pela contabilidade em Sergipe tem permitido importantes decisões empresariais que vêm ajudando na conquista de investimentos para a geração de emprego e renda à população do nosso Estado. A CGE parabeniza a todos os contadores, que, com o seu trabalho, contribuem para tornar o Brasil mais desenvolvido e justo com a erradicação da miséria absoluta em nosso país”, observa o secretário da CGE/SE, Adinelson Alves.

Contabilidade e Transparência

Com auditório lotado, o evento também contou com a palestra do presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC-SE), Aécio Júnior, que enalteceu a importância do profissional da contabilidade, no enfretamento dos desafios e das novas demandas da área contábil.

Segundo Aécio, existe uma relação altamente direta entre a contabilidade e o processo de transparência e controle social. “O profissional de Contabilidade é um agente da transparência e do Controle Social, porque não há como exercer esses dois princípios sem a informação. A Contabilidade é a ciência que produz informações que envolvem a gestão de empresas e instituições públicas”, afirma.

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Fanese e organizadora do evento, Luciana Matos, enfatizou a importância de apresentar à comunidade acadêmica a evolução da profissão contábil nos últimos anos.

“A partir do momento em que ingressa na academia, o estudante precisa receber várias informações, não só voltadas para a área de ciências contábeis, mas também informações que possam contribuir para a sua evolução como profissional e cidadão. Esta noite nos reunimos para que, juntos, pudéssemos comemorar tanto o dia do Contabilista, quanto a celebração de um ano especial da Contabilidade”, avalia a coordenadora.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.