[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

No último mês de abril, a promoção da gestão integrada foi uma das deliberações do Planejamento Estratégico realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para 2011. Desde a pactuação das metas, técnicos, gestores e funcionários trabalham para o alcance delas e da excelência nos serviços.
 
Com esse objetivo, o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, reuniu-se no Palácio Serigy com os diretores da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Emanuel Messias, da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), Cláudia Menezes, e da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), Roberto Gurgel, a fim de articular ainda mais a integração entre os trabalhos das entidades e a SES.
 
Durante o encontro do Planejamento Estratégico da SES, técnicos e gestores dividiram-se em grupos para discutir eixos de atuação para gestão da Saúde.  Um dos grupos discutiu a consolidação da Reforma Sanitária e Gerencial do Sistema Único de Saúde (SUS) Sergipe – implantada desde 2007 – e das fundações estatais de saúde. “Criamos um comitê intersetorial com diretores da SES e das três Fundações para que possamos discutir e anteciparmos a possíveis problemas que possam vir a existir. Essas discussões ocorrerão a partir do trabalho setorial de cada uma e continuado pelas outras”, disse Antônio Carlos Guimarães.
 
Como exemplo da integração, o secretário citou o exemplo da rede de doação de sangue. “A doação de sangue não compete somente a Parreiras Horta, pois tem ações bastante comuns às outras duas fundações. A Funesa precisa estimular a educação da população para doação de sangue, e quem utiliza o sangue processado é a Fundação Hospitalar na rede de hospitais, e tem que saber usá-lo da maneira correta, evitando o desperdício e a falta”, explicou o secretário.
 
De acordo com o gestor da Saúde, se cada fundação estatal focar apenas no seu processo, o trabalho em prol da rede de assistência de Saúde será esvaziado. “As fundações não foram criadas para serem ilhas de excelência. Elas têm o objetivo de trabalhar de forma bastante integrada para que nosso sistema caminhe no sentido de prestar serviços de qualidade à população”, concluiu o gestor.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.