[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

No Dia Mundial da Água, comemorado sexta-feira, 22 de março, alunos de várias escolas públicas e privadas prestigiaram a exposição “Semana da Água- Águas Azuis- Cidades Verdes”, realizada no Shopping Jardins numa promoção do Governo de Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). O secretário do Meio Ambiente, Genival Nunes, superintendentes e técnicos da Semarh marcaram presença no evento que visa divulgar para a sociedade sergipana a importância dos recursos hídricos como elemento vital para a manutenção da vida, do bem-estar e do desenvolvimento social e econômico de todo o país.

Durante a exposição diversos alunos de escolas públicas e particulares, turistas bem como curiosos que passaram pelo estabelecimento comercial, lotaram toda a estrutura da exposição para ver de perto o funcionamento do Atlas Digital 2013, assim como os equipamentos utilizados para a formatação do Boletim Meteorológico da Previsão do Tempo, realizado pela Sala de Situação do Centro de Meteorologia da Semarh.

Curiosos com os equipamentos de previsão do tempo, muitos alunos ficaram impressionados com a tecnologia de informações do Centro de Meteorologia. No ato, os meteorologistas da Semarh, Overland Amaral e Aline Olivier,mostraram como se faz a previsão de tempo ao vivo. Ressaltaram que durante o dia de hoje e amanhã, o Estado de Sergipe terá chuvas leves e isoladas. “Essas chuvas serão leves, as famosas brisas. A partir de amanhã, o tempo ficará mais tranquilo, entretanto, é valido frisar que em algumas regiões de Sergipe terá a predominância de chuvas no litoral sul e parte do sul do Estado”, afirmou Overland.

Outra tecnologia que encantou o público foi o Atlas Digital 2013, que ganhou o Premio Ana 2012, na categoria Governo. Conforme o geólogo e diretor da Superintendência de Recursos Hídricos da Semarh, João Carlos Santos, o Atlas contem mais de 10 mil informações digitais, que auxiliam a gestão dos recursos hídricos no Estado. “Essas informações são relativas àinfraestrutura hídrica, hidrografia, uso da terra, águas subterrâneas, rodovias, limites municipais, bacias hidrográficas, relevo, geologia dentre outras”, citou.

Ligado nas informações referente ao Atlas, o aluno Arthur de Oliveira, 11 anos, que estuda na Escola Estadual São Lourenço ficou admirado com o instrumento bem como todo seu aparato técnico. “Achei muito legal o Atlas Digital e em um futuro breve irei utiliza-lo nos meus estudos”, revelou empolgado.

Além das novidades do que se refere aos recursos hídricos, o publico conheceu também as potencialidades da fauna e flora existentes no Estado, a exemplo do funcionamento das Unidades de Conservação geridas pelo Governo do Estado, que durante todo o processo de suas criações vem lutando arduamente para garantir a sobrevivência e manutenção dos recursos naturais encontrados em Sergipe.

Para o secretário de Meio Ambiente, Genival Nunes, a exposição foi uma forma simples e objetiva de divulgar o Dia Mundial da Água. “Um dos nossos objetivos é mostrar que a água é o único elemento que nos garante vida e sem este elemento nada e nem ninguém poderá sobreviver. A água é um recurso essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida para outras espécies, assim como elementos representativos de valores sociais e culturais”, comentou o secretário.

Também prestigiaram a abertura oficial da exposição da Semana da Água o superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Ailton Rocha; a superintendente de Qualidade Ambiental da Semarh, Fátima Maynard; e os técnicos ambientais e da gestão de recursos hídricos Vera Cardoso. João Carlos Santos, Pedro Lessa, Valter Santana, Carlos Santos e Jackson Leite.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.