[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Representantes de secretarias e órgãos de Estado reuniram-se na manhã desta quarta-feira, 23, para debater as quatro cartas de intenção apresentadas pelo Governo de Sergipe a bancos internacionais nos Estados Unidos em abril. A reunião foi conduzida pelo secretário adjunto do Planejamento, Guilherme Rebouças, e técnicos da Secretaria do Planejamento (Seplan) apresentaram as cartas. O objetivo foi compartilhar todo o conhecimento técnico sobre os projetos com todas as secretarias e órgãos, além de definir os papéis de cada um deles nos procedimentos necessários à aprovação das cartas.

Os documentos, acatados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (Bird), se referem a projetos de habitação de interesse social, revitalização da Bacia do Rio Sergipe, do Semi-Árido Sergipano e melhoria da indústria do turismo. "A entrega dos documentos aos bancos foi apenas o passo inicial. De agora em diante, deveremos desenvolver uma série de estudos técnicos e ações de preparação para que os projetos sejam aprovados e o estado receba os recursos", explicou Guilherme Rebouças.

Durante o encontro, os gestores do Estado traçaram um plano de ação para cada carta de intenção, delegando tarefas aos órgãos e secretarias envolvidos com cada área. Para que os projetos sejam viabilizados e executados, são necessários levantamentos sobre demandas habitacionais, hídricas, viárias, agrícolas e turísticas do Estado. Cada secretaria se encarregará de realizar os estudos sobre as suas áreas de atuação. O secretário Guilherme Rebouças informou que a Seplan ficará responsável por monitorar a tramitação das cartas nos bancos e prestar contas aos demais órgãos sobre todas as etapas.

Foram discutidos ainda os nomes provisórios de cada projeto. A iniciativa da área de habitação se chama ‘Casa Nova Vida Nova’. O projeto do Rio Sergipe foi batizado de ‘Água é Vida’. Para o de turismo, foi escolhido o nome ‘Sergipe. Um Novo Destino’ e o projeto do Semi-Árido é chamado de ‘Semeando o Futuro’.

As secretarias e órgãos presentes na reunião, além da Seplan, foram as da Infra-Estrutura (Seinfra), da Agricultura (Seagri), do Turismo (Setur), do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec), da Inclusão e do Desenvolvimento Social (Seides), Companhia de Saneamento (Deso), Companhia do Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), Departamento de Estrutura Rodoviária (DER-SE) e Departamento de Habitação e Obras Públicas (Dehop).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.