[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (SEED), por meio do Serviço de Educação Especial, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), vai implantar o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação, que terá o compromisso de atender às necessidades educacionais especiais de alunos superdotados. A criação do Núcleo acontecerá nesta quarta-feira, 13, a partir das 8h, no auditório da Diretoria Educacional de Aracaju (DEA).

O Núcleo terá ainda como objetivo formar e capacitar os professores para identificar e acompanhar os alunos. "Nossa missão é contribuir para a formação integral do indivíduo com altas habilidades, preparando-o como agente de transformação para o desenvolvimento da sociedade", disse a professora Jerusa Magaly Cruz, diretora do Serviço de Educação Especial.

A definição de altas habilidades, que consta nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, considera crianças e jovens superdotados os que apresentam elevada potencialidade. Aptidão acadêmica específica, pensamento criador ou produtivo, talento especial para as artes e capacidade psicomotora são alguns dos aspectos que caracterizam a superdotação.

Para atender os alunos e professores, o Núcleo contará com diversas atividades como grupos de investigação, estudos independentes, mini-cursos, centros de interesses. A finalidade é atuar de forma pedagógica possibilitando o enriquecimento teórico e prático sobre o assuntos, além de incentivar a aceleração escolar e promover debates sobre o currículo destinado aos alunos com altas habilidades.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.