Secretaria Municipal de Saúde e UFS lançam projeto inovador para beneficiar pacientes diabéticos
Essa inovação consiste primeiramente no desenvolvimento de um programa em computador que, ao ser implantado nas Unidades Básicas de Saúde do município, vai permitir que os médicos e enfermeiros que ali atuam possam detectar previamente os pacientes diabéticos que tenham o pé em risco de ulceração.
Segundo a coordenadora do Programa de Atenção à Diabetes da SMS e autora do projeto, Karla Freire Rezende, “a segunda etapa visa criar um centro especializado em pé diabético, em que esses pacientes serão atendidos por uma equipe capacitada e terão acesso a cirurgias, medicações, calçados e palmilhas especiais”.
O Sisped fará uso da internet como veículo de transmissão dos dados colhidos nas Unidades Básicas de Saúde para a sede da secretaria municipal. “O material coletado vai permitir o conhecimento das características clínicas da população diabética cadastrada, e ainda possibilitar a detecção de pacientes com risco de ulceração. A partir daí, estes serão encaminhados para o Centro de Especialidades Médicas”, explica a coordenadora.
No último mês de agosto, esse projeto foi apresentado com êxito no XVIII Congresso Internacional de Diabetes realizado em Paris, na França.
O esquema do programa desenvolvido em computador ficará disponível gratuitamente nos sites da Secretaria Municipal de Saúde, da Sociedade Brasileira de Diabetes e da Universidade Federal de Sergipe, para ser utilizado em outras localidades.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]