[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com o objetivo de prevenir a amputação dos pés de pacientes diabéticos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desenvolveu, em parceria com os Departamentos de Medicina e de Informática da Universidade Federal de Sergipe, o projeto Sistema Salvando o Pé Diabético (Sisped).

Essa inovação consiste primeiramente no desenvolvimento de um programa em computador que, ao ser implantado nas Unidades Básicas de Saúde do município, vai permitir que os médicos e enfermeiros que ali atuam possam detectar previamente os pacientes diabéticos que tenham o pé em risco de ulceração.

Segundo a coordenadora do Programa de Atenção à Diabetes da SMS e autora do projeto, Karla Freire Rezende, “a segunda etapa visa criar um centro especializado em pé diabético, em que esses pacientes serão atendidos por uma equipe capacitada e terão acesso a cirurgias, medicações, calçados e palmilhas especiais”.

O Sisped fará uso da internet como veículo de transmissão dos dados colhidos nas Unidades Básicas de Saúde para a sede da secretaria municipal. “O material coletado vai permitir o conhecimento das características clínicas da população diabética cadastrada, e ainda possibilitar a detecção de pacientes com risco de ulceração. A partir daí, estes serão encaminhados para o Centro de Especialidades Médicas”, explica a coordenadora.

No último mês de agosto, esse projeto foi apresentado com êxito no XVIII Congresso Internacional de Diabetes realizado em Paris, na França.

O esquema do programa desenvolvido em computador ficará disponível gratuitamente nos sites da Secretaria Municipal de Saúde, da Sociedade Brasileira de Diabetes e da Universidade Federal de Sergipe, para ser utilizado em outras localidades.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.